Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Negociação com Unimed Fama foi demorada, mas SitraAM/RR atuou para reduzir o índice de reajuste e impacto no orçamento dos servidores

Na manhã desta quarta-feira (29), em reunião mediada pela presidente do TRT 11, na qual participaram os representantes da Unimed Fama, diretoria geral do TRT 11, assessoria jurídica do Tribunal, Amatra XI, e SitraAM/RR – representado pelo seu presidente, Luiz Claudio Corrêa, ficou acordado que o índice de reajuste do plano Unimed Fama ficará em 27,5%, retroativo a maio de 2021.

No entanto, cumpre esclarecer aos servidores todo processo de negociação, que contou com atuação direta do SitraAM/RR, participação acatada pelo diretor geral do TRT 11, que mediava a negociação até antes da reunião decisória.

O processo iniciou em maio de 2021, quando a Unimed Fama requereu ao Tribunal um reajuste de 51%, somados os índices de IPCA e sinistralidade. De imediato, a diretoria geral informou ao sindicato sobre a solicitação da operadora e a entidade requereu autorização para que assessoria técnica contratada (Profacility) fizesse a revisão dos números apresentados como sinistralidade pela Fama.

O processo de negociação e fornecimento de dados para a auditagem durou até o mês de outubro, quando o sindicato apresentou o resultado dos trabalhos ao diretor geral para subsidiar as negociações sobre o índice de reajuste.

Os números encontrados apontavam para o índice em torno de 35% como necessário para equilibrar o contrato. Durante esse período de discussão, a diretoria geral do TRT 11 negociou com a operadora que aguardasse o resultado dos trabalhos a serem apresentados pelo SitraAM/RR antes do reajuste ser aplicado.

Para chegar ao índice de 35% foi considerado, além da sinistralidade, que no ano de 2019 e 2020 não houve reajuste além do IPCA, tendo em vista que o SitraAM/RR sempre solicitou que os números da sinistralidade fossem objeto de revisão por assessoria técnica, o que não era possibilitado pela operadora, e, por isso, era aplicado somente o IPCA previsto no contrato.

Mesmo com relatório técnico apontando para o índice de equilíbrio acima de 30%, o sindicato e a assessoria técnica do tribunal – em especial a diretoria geral e assessoria jurídica do TRT 11 – atuaram para reduzir o impacto financeiro do reajuste, negociando para que o mesmo fosse aplicado somente em janeiro de 2022, quando haverá a majoração do auxílio-saúde para R$404,00 (per capta), o que ajudaria no equilíbrio do orçamento pessoal dos servidores.

Na reunião decisória, agradecemos a disposição do Presidente do TRT 11, Dra. Ormy Bentes, que se dispôs a intermediar a reunião para que a proposta de redução do índice fosse acatada pela operadora. No transcorrer do encontro, ficou decidido pelo índice de 27,5%, retroativo a maio de 2022.

No mesmo encontro, ficou decidido que o índice será lançado na folha de janeiro de 2022 (mês do reajuste do auxílio saúde) e que o valor do retroativo será dividido em 8 parcelas, de janeiro a agosto de 2022.

Ao fim da reunião, o presidente do SitraAM/RR requereu a presidência do TRT 11 e aos representantes da operadora que o próximo reajuste seja aplicado somente em setembro de 2022, após o fim do pagamento das parcelas retroativas.

Os representantes da operadora ficaram de analisar o pedido e responder em tempo hábil, tendo em vista tratar de negociação para 2022.

O SitraAM/RR está disponibilizando aos filiados todos os documentos elaborados pela assessoria técnica e produzidos durante o processo de negociação e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos.