Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Na FSP, Fenajufe reforça necessidade de ampliar debate sobre reforma administrativa

Entidades que integram a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público estiveram reunidas na segunda-feira, 27, para avaliar os resultados do webinário realizado no sábado, 25, e organizar as atividades para a próxima quinzena. A Fenajufe esteve representada pelo coordenador Roberto Policarpo, no plantão da semana.

Em sua participação, Policarpo avaliou como positivo o webinário realizado pela Região Sul no sábado, 25, que deu continuidade à discussão do tema “O Serviço Público em Tempos de Pandemia”. Até agora, já foram realizadas sete edições (veja links ao final desta matéria).

No entanto, Policarpo avalia que o webinário precisa ampliar o espectro de matizes ideológicos a participarem das discussões, como forma de mostrar e conquistar algum apoio também entre os conservadores, liberais e ultraliberais, ainda que de difícil consecução do objetivo. O desafio é quebrar a resistência desses representantes. Daqueles que são convidados, raros são os que aceitam o debate.

O dirigente também fez um relato sobre a realização do Encontro Nacional dos Servidores da Justiça Eleitoral realizado pela Fenajufe, destacando o risco que representa o processo de retomada das atividades presenciais neste momento e, na eleição, o impacto que isso terá para servidores, mesários e para o eleitorado. Ele lembra que a Fenajufe é contrária à retomada do trabalho presencial e, apesar de posições crítica ao teletrabalho, entende que neste momento, o trabalho remoto é mais seguro.

Consignados

Novamente o coordenador defendeu – a exemplo da posição adotada nas reuniões anteriores da FSP – a mobilização articulada no próximo período com o objetivo de colocar o PL 1328/2020, que suspende os descontos das parcelas dos empréstimos consignados para trabalhadores da ativa e aposentados, tanto da iniciativa privada quanto do Serviço Público. Aprovado no Senado, o projeto tem sido boicotado sistematicamente pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), atendendo a interesses do setor financeiro.

Sobre os consignados, Policarpo destacou entrevista do senador Otto Alencar (PSD/BA) sobre o Projeto de Lei. O áudio da Rádio Senado pode ser ouvido AQUI.

Para mais acerca do tema, veja matéria relacionada publicada Fenajufe, de autoria do jornalista Raphael de Araújo:

– PL dos consignados aprovado no Senado segue sem previsão de análise pela Câmara

Reforma Administrativa

Policarpo centrou atenção também à Reforma Administrativa, que tem também em Rodrigo Maia seu principal defensor, atacando frontalmente os serviços, servidoras e servidores públicos. Em sua fala, o coordenador destacou entrevista dos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Anastasia (PSDB/MG) sobre o tema, à Agência Senado. Na entrevista, Paim alertou para o risco que a reforma administrativa representa para os servidores.

O relato do dirigente pode ser conferido em vídeo a seguir:
https://youtu.be/6pmHSPdmOQY

Sobre os trabalhos a serem executados no período até a próxima reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público – em 10 de agosto – restou orientação para que as entidades busquem divulgar ao máximo os webinários já realizados e buscar ampliação de participação nos próximos, que acontecem aos sábados.

A Fenajufe orienta aos sindicatos que busquem dar máxima divulgação aos webinários já realizados.

Veja:

RS
https://youtu.be/yg4D70j2dz8

ES
https://youtu.be/W-TF1Cwe1Ls

CE
https://youtu.be/K6WcOEf5B-Y

PE
https://youtu.be/fEO4xwvL6qE

RJ
https://youtu.be/7-altCNUCqk

MG
https://youtu.be/OhZe3pTPO14

SP
https://youtu.be/IC4C3bACsic