Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Fenajufe define mote e confirma hotel para realização da XXIII Plenária Nacional em Belém do Pará

Tainá Lima/Sindjuf-PA/AP

“Categoria unificada na construção de uma carreira forte e valorizada – como artesãos que modelam e fazem da terra a arte”. Com esse mote a Fenajufe definiu os temas centrais da XXIII Plenária Nacional da Federação: unidade na construção da carreira e o fortalecimento das entidades sindicais. Além disso, a comissão organizadora escolheu o hotel que receberá o evento entre os dias 23 e 26 de novembro, em Belém do Pará.

Em nova visita técnica à capital paraense ( nos dias 17, 18 e 19/07) – para verificar novas opções de hotéis que surgiram após a primeira ida – a comissão também se reuniu com o Sindicato anfitrião, Sindjuf-PA/AP. Participaram da visita a coordenadora Lucena Pacheco e o coordenador Manoel Gérson, além dos funcionários da Fenajufe Eliane Mendes, Jhonatan Moraes e Raphael de Araújo.

O mote definido pela comissão traz o conceito da unidade na construção da carreira como artesãos na feitura da cerâmica marajoara; a arte é originária dos antigos habitantes da Ilha de Marajó. Já o Hotel Sagres foi o escolhido para a realização da plenária após a visita técnica, uma vez que dispõe de estrutura para acomodação de todos os participantes e para a realização da plenária.

O Sindjuf-PA/AP ajudará a Fenajufe com a escolha da atração cultural e com o todo o suporte necessário para a realização do evento. Nesse encontro, os coordenadores Fabiano dos Santos e Paulo José da Silva participaram de forma virtual. Pelo Sindicato, participação das coordenadoras Nilce Figueira (Aposentada-TRT/8) e Mônica Genú (JF-PA), do assessor de coordenação, Fabrício Acácio, além da conselheira fiscal Alice Romana e do servidor do TRT8 Marcos Araújo.

Na ocasião a coordenadora Lucena Pacheco e o coordenador Manoel Gérson falaram ao Sindjuf-PA/AP sobre as expectativas para a plenária em novembro.

Tainá Lima/Sindjuf-PA/AP

Lucena afirmou que é importante trazer para o debate as centrais sindicais, tanto as nacionais quanto as internacionais. “Para que a gente entenda a importância de estar trabalhando em rede, em unidade, com toda a classe trabalhadora e avançar na defesa dos direitos para todas e todos”, apontou. “Outras questões relevantes serão debatidas durante a plenária, incluindo a luta pela abertura de novos concursos, formação e condições de trabalho, além da questão salarial”, completou.

Já o coordenador Manoel Gérson, também em entrevista ao Sindicato, destacou a conjuntura favorável para novos avanços, embora com correlação de forças complicada. “Saímos de uma luta de quatro anos contra o ultraliberalismo e o autoritarismo. Agora, o atual governo já abriu diálogo social, mesa de negociação com o funcionalismo, já descongelou o que tinha de congelamento salarial e passou a ter uma discussão de reconstrução e democratização. Isso se reflete na plenária, que vai avaliar e se recolocar politicamente nessa nova conjuntura para encaminhar as demandas da categoria por reestruturação da carreira e enfrentamento das discriminações e assédios”, explicou.

Pauta

A programação completa ainda será fechada pela comissão, mas, na convocatória enviada aos Sindicatos, já consta a seguinte pauta:

  1. Regimento interno da Plenária e assuntos previstos no Art. 6º, III do Estatuto;
  2. A atualidade e seus desafios: a situação das servidoras e servidores públicos do Brasil;
  3. Reestruturação das carreiras das servidoras e servidores do PJU e MPU;
  4. Plano de Lutas;
  5. Opressões;
  6. Prestação de Contas do período de abril de 2022 a setembro de 2023 e prestação de contas da obra da sede nova;
  7. Previsão orçamentária para 2024;
  8. Autorização para venda da antiga sede;
  9. Moções.

Comissão

A comissão organizadora da Plenária Nacional em Belém é composta pelas coordenadoras Lucena Pacheco e pelos coordenadores Fabiano dos Santos, Paulo José da Silva, Manoel Gérson e Ribamar França.

Fenajufe