Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Equipe de futevôlei se prepara para a ONJF 2024, em Manaus, com apoio do SitraAM/RR

Surgido no início dos anos 60, no Rio de Janeiro, hoje o futevôlei é praticado em todo o mundo. O esporte é uma das 21 modalidades que integram a edição 2024 da Olimpíada Nacional do Judiciário Federal (ONJF). O evento acontecerá em Manaus, entre os dias 24 e 30 de agosto, e os treinos já estão a todo vapor. Atletas da capital contam, inclusive, com um espaço gratuito para treino, disponibilizado pelo SitraAM/RR.

“O futevôlei é um esporte genuinamente brasileiro. Ele foi aos poucos se popularizando, porque, no início, não podia ficar chutando bola nas praias, porque elas atingiam muitos banhistas, dava polícia. Com o tempo, os fundadores do futevôlei começaram a ver que o vôlei era permitido na praia, então eles passaram a praticar esse esporte, mas utilizando os pés”, conta o diretor de Assuntos Sociais e Esportes do sindicato, Osvaldo Silva. Ele é jogador de futevôlei há 34 anos e desenvolveu uma pesquisa sobre a história do esporte no Amazonas, ao se graduar em Educação Física.

Osvaldo está inscrito para a 21ª ONJF em um time formado por sete membros. Seu parceiro na ‘arena’ é o secretário-geral do SitraAM/RR, Ulgo Erode Bezerra de Araújo. Juntos, já ganharam diversos prêmios em edições anteriores, inclusive o primeiro lugar na categoria master na Olimpíada de 2023.

“Antes, o evento era mais voltado somente para a participação, mas, ao longo dos anos, a disputa foi crescendo e hoje temos uma competição muito interessante. Nós começamos a treinar desde o dia 16 de janeiro. Temos 64 treinos programados e o apoio tem sido direto do SitraAM/RR”, afirma.

Osvaldo e a equipe têm frequentado o centro de treinamento Ipanema Beach Sports, que está disponível para uso por todos os atletas sindicalizados, após o SitraAM/RR fechar uma parceria com o empreendimento esportivo. O local fica na rua Presidente João Batista de Figueiredo, 28 – bairro Flores. “Aqui temos uma boa infraestrutura, a localização é boa, há segurança, e temos professores muito qualificados”, elogia Osvaldo.

O futevôlei é jogado entre duas equipes de dois jogadores em uma quadra de areia dividida por uma rede semelhante à do vôlei (daí o nome), utilizando apenas os pés e a cabeça para tocar a bola, sem permitir mais de três toques consecutivos por equipe.

21ª Olimpíada

A primeira edição da ONJF aconteceu em 2002, em João Pessoa (PB). A competição se chamava Olimpíada do Nordeste da Justiça do Trabalho, e reunia apenas delegações dos estados nordestinos. O sucesso foi tão grande que o evento se tornou nacional e passou a se chamar Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (NJT).

Um novo marco aconteceu em 2023, após a 20ª edição. Devido à demanda e interesse de outras áreas, agora o evento se chama Olimpíada Nacional da Justiça Federal e engloba servidores da Justiça Eleitoral, Justiça Federal e do Ministério Público da União. Para participar, é preciso ser filiado ao sindicato estadual (de base) e da Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra).

De acordo com a entidade nacional, a olimpíada inclui uma ampla variedade de modalidades esportivas, abrangendo esportes tradicionais como atletismo, basquete e tênis, até jogos de tabuleiro, como damas e dominó. Os participantes poderão competir em 21 esportes diferentes, atendendo a uma variedade de interesses e habilidades.

Ascom/ SitraAM-RR