Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Em ato unificado, SitraAM/RR e Sinjeam fazem ‘esquenta’ para mobilização nacional por reajuste

Seguindo o calendário de mobilizações pela reposição emergencial de 19,99% a todas as servidoras e servidores federais do Brasil, o SitraAM/RR se uniu ao Sinjeam e a Fenajufe em ato público realizado em frente às justiças Eleitoral e Federal do Amazonas, nesta terça-feira (15). O protesto durou pouco mais de uma hora e contou com a presença de representantes das entidades sindicais envolvidas, além da base filiada.

Na entrada do prédio da Justiça Federal no Amazonas, ergueram faixas com a frase “Reposição Emergencial para Todos e Todas! 19,99% já!”, e cartazes com os nomes das entidades. Além disso, expuseram em falas num carro de som todas as reivindicações dos servidores, fazendo com que todos os que estavam dentro do prédio da Justiça ouvissem os pedidos.

“Hoje, estamos aqui realizando esse ato em busca do nosso reajuste e amanhã teremos servidores de todo o país em Brasília, pressionando o governo para conceder nossa reposição. Muitos falam em cinco, mas estamos há quase seis anos com os salários congelados”, afirmou o presidente do SitraAM/RR, Luiz Cláudio Correa, durante sua intervenção.

Enquanto ecoava as palavras pelo local, Luiz também sugeriu aos servidores que o escutavam dentro do prédio da Justiça que parassem o trabalho por algum tempo, para mostrar descontentamento com a forma como os servidores são tratados pelo governo. “Se você puder, interrompa seu trabalho por um tempo em protesto”, disse.

Ao lado de outros participantes do ato, estava a aposentada do TRT11 e filiada do SitraAM/RR, Inalda Mitoso. Ela reiterou ser super importante que não apenas a diretoria do sindicato integre os atos, mas também que a base se coloque na linha de frente.

“Vejo como é muito necessário estarmos aqui hoje, principalmente nós aposentados, que não temos garantia de reajuste. Por isso, convido também outras pessoas que se juntem a essa luta, porque quantidade é muito importante nesses atos. A opinião da sociedade e o poder público dão mais atenção quando a mobilização é grande”, destacou a servidora aposentada.

Em uma linha similar falou também o presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral do Amazonas (Sinjeam), Elongio Moreira. Para ele, toda a classe de servidores precisa se unir em luta presencial ou virtual para fortalecer a busca pela reposição salarial que irá beneficiar a todos.

“Caso você não possa participar presencialmente dos atos em Manaus ou Brasília, não deixe de compartilhar essa matéria que está lendo nas redes sociais. Faça postagens no Facebook, no Twitter, movimente também a internet a favor da nossa causa”, orientou o sindicalista.

Ato em Brasília

Nesta quarta-feira (16), servidores federais de todo o país se unirão para o Dia Nacional de Mobilização, Paralisações e Manifestações, previsto para acontecer o dia todo em Brasília (DF). O ato será um ultimato ao governo federal, que vem sendo pressionado desde o ano passado para conceder reajuste aos servidores e até o momento tem ignorado todas a solicitações, inclusive, um ofício enviado diretamente à mesa de Paulo Guedes, no Ministério da Economia.

Caso não haja retorno nesta quarta, os servidores irão caminhar para um indicativo de greve geral por tempo indeterminado, a ser anunciado no dia 23 de março. “Precisamos correr com essa reivindicação, porque o governo tem só até abril para conceder a reposição salarial, devido ao calendário das eleições”, destacou o presidente do SitraAM/RR, Luiz Claudio Correa.