Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Com 46 óbitos por Covid-19, oficiais de justiça trabalham amedrontados

Um levantamento publicado pela Fesojus, em parceria com a Unioficiais/Sindojus-DF e a InfojusBrasil, aponta que a Covid-19 foi responsável por 46 óbitos de oficiais de justiça no país, no período de março de 2020 a março de 2021. Entre estes, servidores ativos e aposentados, além de alguns que estavam afastados do regime de trabalho presencial por pertencerem aos grupos de risco.

Do total de perdas, 16 servidores já eram aposentados, e os outros 30 ainda estavam ativos em seus respectivos tribunais, sendo três deles de forma remota.

Com a impossibilidade de realizar concursos e também com a situação de recessão econômica e financeira vivenciada pelo país, a perda desses servidores impacta diretamente os profissionais que permanecem ativos, sobrecarregando-os. É o que afirma Eusa Braga, vice-presidente do SitraAM/RR e presidente da AssojafAM/RR.

Eusa comenta que, do ponto de vista psicológico, a categoria dos oficiais de justiça está muito abalada, especialmente porque a natureza do cargo exige exposição nas ruas para o cumprimento dos mandados.

“Os oficiais sentem-se amedrontados. Tememos não apenas contrair a Covid, mas, também, espalhar a doença, pelo contato direto que mantemos com os jurisdicionados e terceiros”, explica.

Eusa também expressou solidariedade a todos os servidores que têm sido afetados pela pandemia. “Desde março de 2020, a diretoria do SitraAM/RR trabalha incansavelmente para garantir, junto ao Tribunal, a preservação da segurança e da vida dos oficiais de justiça. Lamentamos e nos solidarizamos com todos os servidores que, de alguma forma, estão sendo afetados com perdas devido à Covid -19”

Atualmente, os oficiais de justiça do TRT 11 estão trabalhando em sistema híbrido: de forma presencial para o cumprimento de mandados urgentes e plantão judicial; e em home office para o cumprimento de mandados utilizando ferramentas eletrônicas.