Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

24 de março! Pare tudo. Mobilize-se. Defenda seus direitos e o Serviço Público

Servidores Públicos de todo o Brasil farão um dia de protestos nesta quarta-feira, 24 de março. A data, definida como um Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público e de Vacina para Todos e Todas contará com mobilizações, dia de greve e protestos presenciais e virtuais.

Com o país mergulhado no mais profundo caos político e econômico e com a crise da saúde se agravando pelo compromisso de sangue entre Bolsonaro e os banqueiros para exterminar os pobres e não a pobreza, o governo quer aprovar uma reforma administrativa que não acaba com privilégios e sim, acaba com a oferta de serviços públicos a quem mais precisa: a população mais vulnerada, no geral.

Além de deixar caminho livre para a corrupção e o tráfico de influência, a reforma Administrativa reduz drasticamente a disponibilidade de professores, médicos e servidores no atendimento direto à população. A reforma, em si, piora o atendimento público e fortalece a falsa ideia de que o serviço privado, é melhor. Um erro que usuários de planos de saúde, de serviços de telefonia e uma infinidade de outros que eram públicos no passado e hoje estão entregues à iniciativa privada, sabem muito bem como não funcionam.

O momento é de unidade com todas as categorias do funcionalismo para destruir os projetos de reforma do governo que pretendem acabar com os serviços e desmantelar o estado brasileiro. A Fenajufe conclama os sindicatos de base a fortalecerem as mobilizações nos estados.

Em ofício encaminhado aos sindicatos da base, assinado pelos plantonistas Fabiano dos Santos e Thiago Duarte, a Fenajufe orientou que as entidades reforcem a participação no 24M.

Orientações da Fenajufe

Orienta à adesão do calendário do Fonasefe, tendo deliberado o 24/3 como DIA NACIONAL DE LUTAS CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA, com realização de atividades diversas como MANIFESTAÇÕES, PARALISAÇÕES ou GREVE DE 24 HORAS, por todo o país, reforçando as mobilizações mais avançadas e respeitando aquelas ainda em processo de construção, com mais dificuldades para mobilizar neste momento de pandemia

Porém, os Sindicatos que não conseguiram construir a Greve como uma opção de luta para o dia 24 de março, tem como opção outras formas de mobilização, como carreatas, pressão parlamentar virtual ou mesmo reunião dos servidores em uma grande live de formação e orientações de luta.

Ainda assim, a Fenajufe orienta as entidades se articularem nos Fóruns estaduais a fim de organizar atividades que garantam a segurança dos manifestantes e ao mesmo tempo darem visibilidade na cidade, como carreatas, por exemplo.

Por fim, a Federação orienta os sindicatos filiados a buscarem os demais sindicatos locais e do seu Estado para juntos, nos Fóruns estaduais, construírem o dia 24/3 como um grande DIA DE LUTA e envolvimento dos servidores e servidoras do PJU e MPU para se engajarem nesta luta imprescindível e necessária para garantir a manutenção do direito da população ao acesso a serviços públicos gratuitos e de qualidade e de vacina para todos.

A Fenajufe também realizou, em 23 de março, pela manhã, ao lado das demais entidades do Movimento a Serviço do Brasil, um webinário com a participação da Influenciadora Digital Rita Von Hunty, do canal Tempero Drag, discutindo os impactos da regorma administrativa para toda a população e o que representa, o fim da estabilidade: