Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

TRT11 realiza palestra sobre direitos LGBTQIA+ em alusão ao mês do orgulho; SitraAM/RR apoia iniciativa

No próximo dia 28 de junho  o TRT11 realiza a palestra telepresencial ‘Direitos Fundamentais: combate à homofobia e à transfobia’. O evento é uma alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado na mesma data, e tem como convidados o juiz do trabalho André Machado Cavalcanti e a advogada especializada em Gênero e Direito, Maria Eduarda Aguiar. A transmissão iniciará às 14h (horário de Manaus) no canal do TRT11 no YouTube.

O SitraAM/RR, como uma entidade que respeita e defende a pluralidade de gênero, apoia a iniciativa do tribunal e convida todas as servidoras e servidores para prestigiar a palestra. “O debate é muito importante e com certeza será melhor ainda com a participação de mais pessoas”, comenta o presidente do sindicato, Luiz Claudio Correa.

A discussão será fomentada por dois participantes ligados ao tema. Maria Eduarda Aguiar é fundadora do Projeto de Combate à Violência e Promoção da Empregabilidade LGBT e uma das defensoras na ação do STF que equiparou a LGBTfobia ao crime de racismo. Já André Machado Cavalcante é membro do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT13, onde é juiz.

Para os estudantes que assistirem à palestra, será concedido certificado de 1,5h. Para isso, é preciso se inscrever no evento através da plataforma Sympla. Porém, o link só será divulgado durante a transmissão, via chat.

Política de diversidade

Em ofício de divulgação enviado ao SitraAM/RR, a desembargadora e corregedora regional do TRT11, Márcia Nunes da Silva Bessa, lembrou que desde maio deste ano o tribunal instituiu a Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade por meio da Resolução Administrativa n.º 117/2022. “[A resolução] tem por finalidade afirmar o compromisso permanente do TRT11 pela busca da equidade de gênero, raça, etnia, orientação sexual e identidade de gênero, bem como das demais dimensões da diversidade nas relações sociais e de trabalho no âmbito e na competência do Regional”, escreveu a corregedora.

Sobre a data

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado em 28 de junho como uma homenagem ao evento que ficou conhecido como a ‘Revolta de Stonewall’, ocorrido em Nova York, na mesma data, em 1969. Após uma série de ações truculentas da polícia estadunidense contra bares frequentados por homossexuais – um deles, o StonewallIn – gays, lésbicas, bissexuais e pessoas transgênero marcharam durante seis dias pelas ruas da cidade, exigindo respeito. Desde então, todos os anos há paradas do orgulho em todos os cantos do mundo, inclusive, no Brasil.