Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

TRT11 realiza ciclo de palestras sobre o autismo

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) realiza, nesta quinta-feira (20.04), um ciclo de palestras focadas no mês de conscientização sobre o autismo. O evento terá início às 9h, no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus, na rua Ferreira Pena, Centro. Sob o tema “Autismo: conhecer, entender e incluir”, o ciclo é organizado pela Coordenadoria de Saúde do TRT-11 (Codsau).

São cinco palestras programadas. A primeira delas, abordará os “Aspectos médicos do TEA na visão do Psiquiatra” e será ministrada pelo médico Heider Souza, analista judiciário do TRT-11. Na sequência, será a vez do neurologista pediátrico Francisco Tussolini falar sobre “Autismo: o que sabemos e como podemos ajudar as famílias”. Ele é coordenador da Residência Médica em Neurologia Pediátrica da Fundação de Medicina Tropical da Fundação Dr. Heitor Vieira Dourado.

Na sequência, será a vez da palestra “O papel do psicólogo na aquisição da autonomia no TEA”, que será proferida pela psicóloga Carolina Pinheiro, analista judiciária do TRT-11. Ela é mestre em Psicologia e membro do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em seguida, o pedagogo Álvaro Sanches Filho vai abordar “A importância da escola no diagnóstico e aspectos da educação inclusiva”. Ele é educador, bacharel em Direito, especialista em Psicopedagogia, tem MBA em Gestão de Pessoas e cursa doutorado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa. Por fim, o psicólogo Alexandre Galé, diretor do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar) falará sobre “Inclusão e busca dos direitos dos autistas”.

Para a diretora da Codsau, médica Karla Petruccelli, o ciclo de palestras o TRT-11 soma com outras iniciativas que, desde o dia 2 de abril (Dia Mundial de Conscientização do Autismo), têm buscado ampliar o conhecimento sobre o tema, promover a inclusão das pessoas autistas na sociedade e derrubar preconceitos.

Fachadas

Ainda para destacar o tema no âmbito das atividades do TRT-11, os prédios da sede Judiciária e do Fórum Trabalhista de Manaus, terão uma iluminação especial, na cor azul, no dia do evento.

Inscrições

O evento é aberto ao público em geral. As inscrições estão disponíveis no Sympla e haverá emissão de certificado de participação com carga horária de 3h. Todas as palestras serão transmitidas, ao vivo, pelo canal do TRT11 no YouTube.

Ascom TRT11