Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

SitraAM/RR vai à Justiça contra reajuste do plano Unimed Fama

Após o plano Unimed Fama impor um reajuste de até 24,73% às servidoras e servidores do TRT11, o SitraAM/RR informa que irá judicializar o caso por considerar o percentual indevido. Além disso, segundo ofício da diretoria geral do tribunal, enviado ao sindicato em resposta a uma solicitação de esclarecimentos, os usuários do plano não foram chamados em nenhum momento para participar da discussão e negociação a respeito dos novos valores a serem praticados.

Na carta, o diretor-geral do TRT11, Ildefonso Rocha de Souza, explica que houve várias tentativas de diminuir o percentual de reajuste em negociações do tribunal com a Unimed Fama, porém, outras opções impostas pela empresa chegavam a um reajuste de até 35,13%. Ao final, o TRT11 optou por escolher a manutenção das parcelas retroativas com reajuste de 27,50% até agosto deste ano, e, posteriormente, reajuste de 24,73% a partir de setembro com efeitos retroativos desde maio de 2022.

“Vamos questionar esses percentuais na Justiça, porque estão muito altos. É preciso que seja apurado no mercado, porque são índices que estão anormais para um plano que não atende aos servidores naquilo que a legislação obriga, que é o atendimento dos credenciados médicos ou a realização de exames, já que muitas vezes o plano diz não cobrir ou as clínicas não estão credenciadas”, comenta o presidente do SitraAM/RR, Luiz Claudio Correa.

Além do reajuste considerado abusivo, o presidente ressalta que em nenhum momento os servidores foram chamados à mesa para discutir os percentuais. “A negociação ocorreu diretamente com o tribunal, o que achamos não ser o ideial, porque o TRT11 é apenas o contratante, mas os servidores que pagam o serviço. Precisávamos ter sido chamados”, pontua ele.

O presidente informa às servidoras e servidores que qualquer reclamação a respeito do plano de saúde pode ser enviada para o e-mail do sindicato (sitraam@gmail.com) ou no WhatsApp (92) 99267-1890. As informações coletadas serão anexadas em uma futura ação judicial para questionar os serviços e o reajuste do plano Unimed Fama.