Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

SitraAM/RR uniu forças com estudantes em ato #9J, contra cortes no orçamento da Educação

Em ato realizado na tarde desta quinta-feira (9), em Manaus, o SitraAM/RR se uniu à luta estudantil de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e de entidades sindicais de trabalhadores em educação contra o corte de R$ 1,6 bilhão no setor. O bloqueio orçamentário foi promovido pelo governo federal em todos os ministérios, sendo que a educação foi a segunda que mais perdeu verba, atrás apenas de Ciência e Tecnologia (R$2,5 bilhões).

O protesto teve forte apoio popular e foi realizado em frente à sede do Ifam, no Centro da capital. Foram utilizados cartazes e adesivos com frases como “Nenhum centavo a menos para a Educação” e “Contra os cortes no orçamento da Educação e por um ensino superior gratuito e de qualidade”. O ato foi unificado em todo o país e, segundo a União Nacional dos Estudantes, mobilizou meio milhão de alunos em mais de 100 cidades.

“O protesto foi uma orientação da Fenajufe para que as entidades estivessem junto aos setores da educação para se posicionar contra os cortes que o governo promoveu na área da educação e também utilizar o momento para reivindicar a recomposição salarial da categoria”, comenta o presidente do SitraAM/RR, Luiz Claudio Correa, que esteve presente no ato.

Desde o fim do ano passado, servidores públicos federais estão em mobilização para terem respeitado o direito à recomposição salarial para a categoria. Com salário congelado há quatro anos, as trabalhadoras e trabalhadores pedem reajuste de 19,99%, o equivalente às perdas inflacionárias ocorridas durante os três primeiros anos do governo Bolsonaro.

“Esse contingenciamento estava previsto no Plano Plurianual e agora vai ficar preso, prejudicando setores importantes para o atendimento da população. E dentro desse bloqueio, havia previsão de gasto com a nossa recomposição salarial, quer dizer, o pouco que havia sido guardado para o reajuste agora está preso”, ressalta Correa.

A defesa das instituições de ensino está ligada à orientação da Fenajufe para defesa do serviço público. Um calendário foi aprovado em reunião na quarta-feira (8). A agenda prevê que no próximo dia 15 de maio ocorra uma paralisação nacional pela revisão salarial, além de ato em todos os estados. Confira o calendário completo aqui.

Além do SitraAM/RR, integraram o ato o Andes-SN, Sinjeam, Sinasefe, Sinteam, Adua e Sindsep-AM. Movimentos estudantis como o Diretório Central dos Estudantes da UEA e a União Nacional dos Estudantes (UNE) também somaram na luta.