Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

SitraAM/RR participa de reunião para discutir luta pela reposição salarial

Sindicatos filiados à Fenajufe em todo o país participaram, nesta quarta-feira (19), da ‘reunião ampliadinha’ da entidade para discutir os próximos passos da luta em favor da reposição salarial de servidores públicos do Poder Judiciário da União (PJU) e Ministério Público da União (MPU). O Encontro on-line foi realizado via plataforma Zoom, e contou com a presença do SitraAM/RR, através do presidente, Luiz Cláudio Correa, e da vice-presidente, Eusa Maria Braga.

“Aprovamos na reunião o calendário [de lutas] para levar ao Fórum de Entidades de Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Nesse documento, há uma série de propostas, como uma semana de mobilização virtual sugerida por mim e uma rodada de assembleias para serem apresentados materiais informativos sobre a possibilidade de ser concedida essa reposição salarial. Tem tempo e dinheiro para isso”, afirmou Luiz Cláudio Correa, que também é coordenador da Fenajufe.

A discussão sobre reposição salarial ganhou força no início deste ano, após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) garantir uma bolada de R$ 1,7 bilhão no Orçamento da União de 2022 para conceder reajuste salarial apenas aos profissionais da segurança, como policiais federais.

Como entidade que representa os trabalhadores, o SitraAM/RR defende o reajuste para essa categoria, mas não somente, e sim para todos os servidores públicos que têm atuado incansavelmente, em especial durante essa pandemia, e no meio de uma crise econômica provocada pela anti-gestão do ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Falamos também sobre o cenário da covid-19 em Manaus, que nesse momento impossibilita manifestações presenciais, e destacamos que, ainda assim, estaremos mobilizados virtualmente e não deixaremos de entregar os materiais físicos”, ressaltou o presidente do SitraAM/RR.

Nesta quarta-feira (19), Manaus registrou 7.405 casos de covid-19 nas últimas 24h, o maior número desde o início da pandemia. As infecções pela doença começaram a subir lentamente em novembro e explodiram no início de janeiro, o que já é considerado uma terceira onda da pandemia no Amazonas.

Participaram também da reunião ampliadinha o Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral do Estado do Amazonas (Sinjeam), Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Sintrajufe-CE) e outras entidades de servidores dos estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Tocantins, Pará, Amapá, Bahia, Mato Grosso do Sul, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Pernambuco.