Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

SitraAM/RR participa de ato pela abertura imediata das negociações salariais, em Brasília

O SitraAM/RR esteve presente no ato Pela Abertura Imediata das Negociações Salariais, realizado na tarde desta quinta-feira (12), em Brasília (DF). A mobilização marca mais uma atividade do calendário de lutas da Fenajufe, e tem o objetivo de manter a pressão de servidoras e servidores contra o governo federal, em favor do reajuste para todo o funcionalismo público.

O ato desta quinta teve início às 14h, no Espaço do Servidor, com passeata até a Praça dos Três Poderes. Ao final, se reuniram em frente ao prédio do Ministério da Economia, onde há uma vigília permanente de servidores públicos pela recomposição salarial.

“Durante esse ato, obtivemos a informação de que o Supremo Tribunal Federal respondeu a um ofício do governo federal afirmando que a Corte continua trabalhando nos cálculos para um reajuste neste ano e a partir do ano que vem. Porém, que o governo federal precisa enviar essa proposta ao Congresso até para que o Supremo possa saber de que forma essa recomposição irá pesar no orçamento”, explica o presidente do SitraAM/RR, Luiz Cláudio Correa, que esteve no ato.

O ofício mencionado por ele é assinado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que no documento questiona o STF e o Senado sobre a possibilidade de o reajuste salarial deste ano também ser pago a partir de adequações nos orçamentos da casa legislativa, no caso dos servidores desse poder, e pela Corte Suprema, referindo-se aos servidores do Judiciário. A informação foi revelada pelo R7.

“A discussão agora no Judiciário é sobre qual a melhor forma de conceder esse reajuste aos servidores. Se no vencimento básico, na Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ), ou outro, mas essa definição depende de o governo concretizar os acenos que vem dando até aqui”, afirma o presidente do sindicato.

Estiveram presentes no ato servidores da previdência, das universidades e instituições federais, da Fenajufe e do Ministério Público. Além desse ato, o calendário de lutas prevê agora um dia de mobilização e paralisação nos estados em 19 de maio, ressaltando a importância do ‘Reajuste Já!’.