Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_bbff1f07b20a3d1e022e61e3e096aad0, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Servidores do Judiciário terão acesso a cursos de educação corporativa

 

O investimento maciço na qualificação dos servidores e magistrados do Poder Judiciário de Goiás é hoje uma das principais metas e preocupações do Tribunal goiano que, por meio da Escola Superior da Magistratura de Goiás (Esmeg), tem oferecido cursos diversos voltados para esse constante aprimoramento. Contudo, a partir de agora, o TJGO, assim como todos os tribunais brasileiros, poderá contar com mais uma importante ferramenta nesse sentido: o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud), o mais novo órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O CEAJud, que se resume em um centro de treinamento de servidores de todo o Poder Judiciário do País, com destaque para o ensino à distância, pretende oferecer, aos cerca de 300 mil servidores da Justiça brasileira, a possibilidade de aperfeiçoamento profissional e atualização de conteúdos. Criado pela Resolução 111/2010, o CEAJud levou um ano para ser estruturado e em 2012 firmará parcerias com todos os tribunais brasileiros. Já em fevereiro deste ano, novos cursos deverão ser iniciados, e terão o selo Ceajud. Além de cursos nas áreas afins (Direito e Administração Pública), também estão previstas disciplinas como ética, liderança e língua portuguesa.

Nos últimos dois anos, a capacitação de servidores alcançou aproximadamente 2 mil servidores do Judiciário, cuja aprovação nos cursos foi requisito obrigatório para entrega dos certificados. "Junto com a valorização salarial e do bom ambiente de trabalho, a capacitação é um dos maiores fatores de motivação dos servidores públicos. Além de motivá-los, os cursos são fundamentais para atualizar os conhecimentos desses servidores públicos", explicou o chefe do CEAJud, Diogo Albuquerque Ferreira.

De acordo com Diogo Ferreira, o trabalho desenvolvido em relação à educação à distância no Poder Judiciário foi reconhecido por meio de diversos prêmios conquistados ao longo de 2011. "Fomos incluídos entre as 25 melhores práticas de e-learning pela revista Gestão e-RH e na 11ª Mostra Nacional de Trabalhos da Qualidade do Poder Judiciário", relembrou.

CEAJud: sem participação de magistrados

Por já contarem com outras escolas de formação e aperfeiçoamento, conforme dispõe a Emenda Constitucional nº 45, de acordo com informação divulgada no site do CNJ, os magistrados não terão envolvimento com os cursos da CEAJud. Além dos cursos, a previsão é de que ainda este ano seja elaborada pelo órgão uma pesquisa que pretende conhecer as práticas e os desafios da educação coorporativa. A ideia do CEAJud é tornar a capacitação dos servidores um processo continuado abrangendo, assim, o maior número de servidores. Os servidores poderão acompanhar a abertura dos cursos em seus estados através do portal www.cnj.jus.br/eadcnj .

O CEAJud tem a missão de coordenar, junto aos tribunais, a educação corporativa e o desenvolvimento das competências necessárias ao aperfeiçoamento de servidores para o alcance dos objetivos estratégicos do Poder Judiciário. Devido ao amplo espaço territorial brasileiro, a ideia é trabalhar de forma intensa o ensino à distância. O órgão é vinculado a Secretaria-Geral e será coordenado pela Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas.

Top