Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_90238ffdca0c9af8caa7aef1031b42c8, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Marco Maia defende votação de projetos que beneficiam trabalhadores

 

Marco Maia defendeu a adaptação dos sindicatos ao modelo global de desenvolvimento.O presidente da Câmara, deputado Marco Maia, destacou nesta segunda-feira (12) sua disposição de colocar em votação projetos de lei que beneficiam os trabalhadores e que fortalecem os sindicatos. A declaração foi dada durante sessão solene em comemoração dos 51 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas (RS), do qual Maia já foi dirigente. Fundada em 1° de setembro de 1960, a entidade também já foi dirigida pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
Marco Maia defendeu o aperfeiçoamento legislativo para adaptar os sindicatos a um modelo global de desenvolvimento, em que há tendência crescente à desregulamentação do trabalho. Segundo ele, dentro desse contexto, cabe aos sindicatos proteger os trabalhadores, para que essa desregulamentação não ocorra sem ética.
Com o objetivo de fortalecer a classe trabalhadora, os deputados Amauri Teixeira (PT-BA) e Weverton Rocha (PDT-MA) defenderam a aprovação de proposta que põe fim ao imposto sindical e da jornada semanal de 40 horas, além do fim do fator previdenciário. Rocha defendeu ainda maior proximidade entre os sindicatos e os trabalhadores representados.
 
Repressão
 
O presidente da Câmara também ressaltou a dificuldade de o movimento sindical prosperar em Canoas nos anos de ditadura militar, devido à forte repressão na área, considerada "de segurança nacional", por conta da presença da Petrobras e dos quartéis da Aeronáutica e do Exército na cidade. “Nas áreas de segurança nacional, a ditadura foi mais ferrenha, mas surgiram lideranças sindicais importantes”, disse o deputado Amauri Teixeira.
Marco Maia ressaltou a importância da institucionalização, na Constituição de 1988, do direito à livre constituição de sindicatos e à livre associação dos trabalhadores.
Top