Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_d44d5cea027beba0583a06bf4a645d71, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Servidores acompanham sessão da CFT para pressionar em defesa do PCS

Delegações de vários sindicatos filiados à Federação vieram novamente a Brasília acompanhar mais uma sessão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Embora o PL 6613/09, que revisa o Plano de Cargos e Salários da categoria, não tenha sido incluído na pauta da sessão de hoje [09], os grevistas mantiveram a pressão junto aos deputados. O objetivo da categoria continua sendo cobrar dos parlamentares, em especial os da base do governo, o apoio para o fechamento de um acordo que garanta a aprovação do PCS.

Hoje à tarde, às 14h30, os servidores retornarão ao Congresso Nacional para acompanhar a sessão da Comissão Mista de Orçamento [CMO], que pode votar o relatório preliminar da proposta de Lei Orçamentária Anual de 2012, apresentada pelo deputado Arlindo Chináglia [PT-SP]. A sessão de ontem [08] da CMO não ocorreu por falta de quórum e também não se sabe ao certo se a de hoje será realizada. As delegações irão para pressionar que a sessão ocorra e que os parlamentares incluam na PLOA a previsão orçamentária do PCS, prevista em várias emendas apresentadas na Comissão.
 
Comissão aprova projeto que cria cargos de juízes
Além dos servidores, a sessão de hoje da CFT também contou com a presença de magistrados, que reivindicavam a votação do PL 1597/11, de autoria do STJ, que cria “estrutura permanente para as Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais e cria os respectivos cargos de Juízes Federais”. O projeto propõe a criação de cargos para juiz, sem propor o mesmo para servidores.
 
O relator da matéria, deputado Luiz Pitimam [PMDB-DF], apresentou seu parecer somente hoje à Comissão de Finanças, juntamente com o requerimento para a inclusão do PL extra-pauta. A iniciativa foi questionada por alguns deputados, que ressaltaram o fato de o projeto não ter sido debatido, o que prejudicaria sua votação na sessão de hoje.
 
O deputado Pauderney Avelino [DEM-AM], um dos membros da CFT que questionaram o requerimento, fez alusão à luta dos servidores do Judiciário Federal, cujo projeto de revisão salarial se encontra parado desde o ano passado na Comissão sem ser votado pelos deputados. Ele considerou que o PL 1597/11 precisa ser melhor debatido pela CFT. “O projeto dos servidores do Judiciário Federal, que têm vindo aqui toda semana, foi retirado de pauta da última sessão com o argumento de que não teria adequação orçamentária, posição que não teve o meu apoio. Esse projeto dos juízes precisa ser melhor discutido”, disse o deputado, afirmando que pretende pedir a inclusão do PL 6613/09 na pauta da próxima sessão.
 
Mesmo com a manifestação de alguns deputados, o parecer de Luiz Pitimam foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação.
 
Segundo relatos de alguns servidores, antes da sessão da CFT iniciar, os juízes foram privilegiados ao entrar no plenário. De acordo com a coordenadora da Fenajufe Iracema Pompermayer, os juízes entraram, conduzidos por assessores da Casa, e ficaram um tempo dentro do plenário, a portas fechadas. Somente depois é que a entrada dos servidores foi liberada.
 
Top