Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_42b692f5b1901932fe846975b4fb5599, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Lewandowski reafirma defesa do PCS original e diz que não faz sentido defender subsídio nesse momento

Na noite de sexta-feira , 5, em reunião com os coordenadores da Fenajufe Jean Loiola, Antônio Melquíades, Jacqueline Albuquerque e Cledo Vieira, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, informou que o pleno do tribunal votará sua proposta orçamentária em sessão desta terça-feira, 9, contemplando os valores do Plano de Cargos e Salários da categoria. De acordo com o ministro, que reafirmou a defesa do projeto original, enviado pelo STF ao Congresso Nacional, o TSE seguirá a orientação do Supremo e, após a aprovação da peça orçamentária, enviará o ofício à Presidência da República no mesmo dia.

Sobre declarações feitas durante reunião em Cuiabá, na qual teria sugerido um reajuste de 15%, Lewandowski afirmou que sua defesa é a do PL 6.613 e que sua fala, da forma como foi divulgada por algumas associações, foi descaracterizada para fora do contexto original, não ilustrando de fato a sua posição.

O presidente do TSE avaliou que “não faz sentido a defesa de subsídio, à medida que o STF firma, de maneira unânime e inequívoca, sua posição em defesa do PL original em sessão administrativa na última quarta-feira”. “O passo dado pelo Supremo foi muito importante e a proposta do TSE dirá o mesmo. Nós já temos o PL que tramita no Legislativo e os recursos aprovados pelo STF, cujo entendimento será seguido pelo TSE”, ressaltou o ministro, reafirmando sua defesa ao PCS.

Os coordenadores da Fenajufe reforçaram o pedido, já feito ao ministro em encontros anteriores, para que ele ajude no processo de negociação capaz de garantir o acordo necessário para aprovar o projeto. O presidente do TSE informou que continuará se empenhando para ajudar nas negociações entre o Judiciário e o Executivo e que, nesta semana, deverá procurar lideranças partidárias no Congresso.
Sobre a proposta orçamentária contendo os valores do PCS, a diretora-geral do TSE, Patrícia Land, informou que os demais tribunais vão adotar o mesmo procedimento. “Estamos trabalhando pela uniformidade e, por isso, temos conhecimento que todos os tribunais vão trabalhar no mesmo sentido da decisão do STF. Essa estratégia provavelmente terá repercussão positiva no processo de negociação”, disse Patrícia.

Para o coordenador Cledo Vieira, “a reunião foi bastante positiva, uma vez que o ministro, que já estava se empenhando, se comprometeu em redobrar os esforços para aprovação do PL original”. “O STF, ao pautar o assunto na sessão administrativa, confere peso a sua posição, uma vez que a decisão deixa de ser apenas do presidente, ministro Peluso, e passa a ser do colegiado, composto por 11 ministros. Como norteia os demais tribunais, reforça que é a posição de todo o Poder Judiciário e, dessa maneira, passa a exigir do Poder Executivo o respeito a sua autonomia. Esse enfrentamento não foi feito no ano passado e, politicamente, devemos aproveitar o momento para resolver o impasse quanto às negociações”, avalia Jean Loiola.

Top