Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_19bc090d3a8d9011b4ddae44a9d6c5f5, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Previdência complementar pode ser votada na Ctasp

Coordenadores da Fenajufe vão acompanhar sessão da Ctasp que deve votar PL 1992/07

BRASÍLIA – 12/07/11 – A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público [Ctasp] da Câmara dos Deputados deve votar na manhã desta quarta-feira [13] o PL 1992/07, que institui o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais. A matéria é o item 8 da pauta de votação.

Em junho, a deputado Alice Portugal [PCdoB-BA] apresentou voto em separado, sugerindo a rejeição do PL 1992/07. Em abril passado, requerimento do deputado Roberto Policarpo [PT-DF] retirou o projeto da pauta da [Ctasp] e previu realização de seminário nacional sobre o tema, impedindo a votação imediata da proposição. Na época, o relator não havia disponibilizado o teor do texto aos demais membros da comissão e nem as entidades sindicais haviam sido ouvidas sobre a proposta. O seminário foi realizado no dia 27 de abril.

Durante o seminário, o coordenador da Fenajufe Jean Loiola afirmou que considera um equívoco tratar a questão previdenciária do ponto de vista atuarial, “uma vez que o gasto com previdência deve ser visto como um investimento que o Estado faz para proteger o trabalhador no momento de sua aposentadoria, trabalhadores que muitas vezes não tiveram condições de contribuir para o regime, como é o caso do trabalhador rural”. Ao fazer a crítica do PL 1992/09, o coordenador da Fenajufe fez uma comparação com a situação ocorrida no Chile, quando a previdência complementar foi constituída naquele país. “Os custos de transição para o sistema de previdência complementar causaram o aumento da dívida pública, forçando o governo chileno a emitir títulos. E os próprios fundos de pensão, na tentativa de se capitalizar, investiram nesses títulos, notadamente podres, levando os fundos de pensão à falência”, disse Jean.

O relator do projeto é deputado Sílvio Costa [PTB-PE], que apresentou parecer favorável à matéria. Após a apreciação na Ctasp, a proposição seguirá para análise da Comissão de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, segue para o Senado, pois tramita em caráter conclusivo e não precisa passar pelo Plenário.

Coordenadores da Fenajufe e representantes de outras entidades sindicais de servidores públicos acompanharão a sessão de amanhã da Comissão de Trabalho e atuarão para tentar impedir a aprovação do PL 1992/07.

Da Fenajufe, Leonor Costa

 

Top