Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_32183dfcc6f4fef06cacc955419f36ac, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

AMBingressa comMI por aumento salarial

A AMB, a Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União (Amajum) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) ingressaram, em conjunto, nesta quinta-feira (30), com um mandado de injunção no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual requerem que o Congresso Nacional conclua a votação dos projetos de lei que prevêem a reposição de subsídios da Magistratura nacional.

A revisão anual dos subsídios é garantida pelo artigo 37, inciso X, da Constituição Federal. Entretanto, a não aprovação do Projeto de Lei 7.749/10, que fixa os subsídios mensais da Magistratura, configura ausência de norma reguladora, o que justifica o mandado de injunção.

“No passado, a AMB já havia impetrado um mandado de injunção. A questão ficou superada com a promulgação da lei de reposição monetária anterior. Nunca paramos de conversar com os Poderes Executivo e Legislativo para construir a reposição integral. O mandado de injunção é uma nova via de debate político e jurídico”, disse o Presidente da AMB, Nelson Calandra.

Em tramitação desde agosto de 2010, e entregue à Câmara dos Deputados, a proposta estabelece a reposição dos subsídios com base nas perdas inflacionárias dos últimos cinco anos, no percentual de 14,79% retroativo a janeiro desde ano. O projeto inclusive já tem parecer favorável da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, onde as matérias se encontram.

No mandado de injunção, a AMB sugere um prazo de 30 dias para que o Congresso Nacional conclua a apreciação da matéria. Um pedido com o mesmo propósito foi impetrado nesta quinta (30) no Supremo, por entidades que integram uma frente da magistratura e do Ministério Público, entre elas a Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis/DF), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT).

 

Top