Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_3cc75e2f6feb097f82a6fb11d9ac5787, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Em mais um Ato na Esplanada, servidores cobram governo

BRASÍLIA – 16/06/11 – Servidores públicos federais de várias categorias se reuniram mais uma vez em Brasília para cobrar do governo federal uma resposta referente à pauta de reivindicações apresentada no início do ano, como parte da campanha salarial de 2011. Na manhã desta quinta-feira [16], mais de cinco mil pessoas participaram de ato público, na Esplanada dos Ministérios, convocado por centrais sindicais [CUT, CSP/Conlutas e CTB] e pelas entidades nacionais, entre as quais a Fenajufe.

Além de dirigentes da Federação, a manifestação também contou com a presença de delegações do Sindjus-DF, Sintrajud-SP, Sintrajufe-RS, Sitraemg-MG, Sinje-CE, Sinpojufes-ES, Sindijufe-MT, Sindjufe-MS, Sindjufe-BA, Sisejufe-RJ e Sintrajuf-PE, que vieram de seus estados cobrar que o governo cumpra com as reivindicações dos servidores e protestar contra os projetos em andamento, que retiram direitos dos trabalhadores. Pelas intervenções feitas durante a manifestação, se a mesa de negociações instituída no âmbito do Ministério do Planejamento não avançar e o governo não atender as demandas dos SPFs, diversas categorias do funcionalismo paralisarão suas atividades, se juntando aos colegas das universidades públicas [base da Fasubra] e do Judiciário Federal e MPU, que já estão em greve em vários estados. O objetivo do fórum das entidades sindicais é construir uma greve geral do funcionalismo.

Entre os eixos da pauta, há os que pedem a retirada dos PL’s, MP’s e decretos contrários aos interesses dos servidores públicos [PLP 549/09, PL 248/98, PL 92/07 e demais proposições]; o cumprimento, por parte do governo, dos acordos firmados e não cumpridos; a paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; e a definição de uma política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações. “O nosso objetivo aqui hoje é, mais uma vez, dar o nosso recado ao governo federal, que não nos dá respostas quanto às pautas gerais e às específicas do conjunto do funcionalismo federal. Precisamos deixar claro que se o governo continuar com essa postura e não apresentar qualquer avanço nas rodadas de negociações, as demais categorias vão se juntar à Fasubra e à Fenajufe e promover uma grande greve geral”, afirmou Saulo Arcangeli, coordenador geral da Fenajufe, em sua fala durante o ato em frente ao Bloco C do Ministério do Planejamento.

O dirigente completou sua fala, dando informes sobre a greve do Judiciário Federal e do MPU, que já conta nesta quinta-feira com oito estados paralisados [Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima e Rio Grande do Sul]. O coordenador da Fenajufe também se solidarizou à greve dos técnicos administrativos das universidades públicas e ao movimento dos bombeiros do Rio de Janeiro, que teve no dia 3 de junho 439 trabalhadores presos pelo governo do Estado. “Os trabalhadores de várias categorias estão sendo atacados pelos governos, a exemplo do que ocorreu recentemente no Rio de Janeiro, onde o governador Sérgio Cabral se recusou a negociar as reivindicações daquela categoria e ainda mandou prender aqueles que protestavam. Por isso, a nossa luta é geral e precisamos nos solidarizar aos movimentos grevistas em curso”, defendeu Saulo.

 

 

Top