Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_2b94579ecae44e1bb54c6cbb207af5b3, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

X Jogos do Judiciário Trabalhista serão em setembro

A ANASTRA - Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista, organizadora da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT), começa a preparar a décima edição do evento, que será disputado em Belo Horizonte (MG) no período de 17 a 24 de setembro.

A ASTTTER - Associação dos Servidores do Tribunal do Trabalho da Terceira Região, anfitriã dos jogos, já iniciou o trabalho local de escolha dos locais de hospedagem dos atletas e competições.

Flaubert Barbosa dos Santos Júnior, presidente ANASTRA, afirma "A entidade nacional está totalmente voltada para auxiliar os mineiros a prepararem um grande evento".

A ONJT já teve como sede João Pessoa (PB), Maceió (AL), Belém (PA), Natal (RN), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Aracaju (SE) e Recife (PE).

A escolha do local impõe muito trabalho com recepção dos atletas, as cerimônias de abertura e encerramento, a administraçãode estrutura esportiva para 19 modalidades, arbitragem, atendimento médico, transporte para os jogos e local para alimentação das delegações.

Outras atividades essenciais para o bom desenvolvimento dos jogos são exercidas pelo Comitê Olímpico, responsável pelo regulamento dos jogos, aprovação dos locais de disputa, julgamento de atletas expulsos nas competições e recursos. Os membros do Comitê Olímpico, ao final de cada dia de competição, se reúnem para decidir sobre as questões polêmicas evitando insegurança das equipes e prejuízo às delegações.

No período dos jogos, o trabalho fora do campo é enorme. Começa com a chegada dos primeiros funcionários da administração, prosseguindo com recepção das delegações e só termina quando a última pessoa envolvida deixa a cidade sede. Durante oito dias, a organização fica atenta para soluções de emergências, que pode ser o acompanhamento aos atletas que precisam de atendimentos médicos até a perda de documentos de algum participante, que pode prejudicar embarques.

No dia a dia é necessária a preparação dos boletins, informando os resultados, medalhas conquistadas, equipes que avançaram nas tabelas, punições e desclassificações, trabalho que termina sempre de madrugada. Assim que são entregues pelas federações esportivas responsáveis pelos resultados e relato das ocorrências, os dados são computados. Porém, muitas vezes, as informações chegam no horário avançado e impõem trabalho noturno. Redigidos à noite, os boletins precisam de distribuição ainda de madrugada. Na manhã seguinte, as equipes precisam saber onde e com quem vão jogar, portanto a notícia tem que sair a tempo. Para que tudo funcione da melhor maneira a ANASTRA mantém ativos durante todo o evento, redatores, digitadores e profissionais de informática.

A programação deste ano prevê, além da organização administrativa, realização de trabalho de divulgação diária, com texto e fotos sobre o andamento do evento, para Tribunais, jornais e TVs. Está sendo planejada assessoria de turismo e ampliação de atendimento para problemas extraordinários dos participantes. Afinal são cerca de 1.000 pessoas envolvidas nos jogos olímpicos e emergências não têm hora para acontecer.

Situações que podem ocorrer em disputas esportivas, como simples torção de pé ou problemas graves que exigem operações delicadas, precisam de solução rápida pela organização. Em 2009 uma atleta sofreu ruptura dos tendões do tornozelo no primeiro dia de competições, precisando de atendimento cirúrgico. As providências para internação e acompanhamento da atleta durante todo o período tornou-se prioridade total e foi realizada com sucesso. Para evitar problemas de maior porte, a ANASTRA contrata seguro, para todos os atletas, durante o período das competições. Tudo é muito planejado e cada ano a organização está sendo aprimorada.

Flaubert Santos comenta "Nos jogos é normal a solidariedade entre competidores e isto facilita muito", completando ele diz "Já vi atleta, ao final de um jogo disputadíssimo, correr até ao aeroporto para abraçar um adversário que voltava para casa por falecimento de um familiar".

O espírito dos jogos é marcado por vontade de vencer e amizade, a disputa aumenta cada vez mais os laços entre membros da família Servidores da Justiça do Trabalho.

 

Top