Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_ca60c45c8f67d8ef418f9f1f1095dc5b, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

TRE/AM afasta risco de falha na apuração dos votos

TRE-AM afasta risco de falha na apuração de votos

Diretor-geral do Tribunal Eleitoral garante que resultado das eleições serão conhecidos três horas após o fim da votação

 

Rosiene Carvalho

Agentes do TRE-AM fazem testes externos em meio a problemas de internet em Manaus

Agentes do TRE-AM fazem testes externos em meio a problemas de internet em Manaus (Foto: Tereza Teófilo)

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) afasta riscos de falha na transmissão de dados no dia 3 de outubro e garante que trabalha para que o resultado da Eleição 2010 seja divulgado em três horas. As informações são do diretor-geral do TRE-AM, Pedro César Batista, e do secretário de Tecnologia da Informação do tribunal, Jander Valente.

De acordo com Jander Valente, nas Eleições 2008 e 2000 Manaus foi a primeira capital a finalizar a apuração. E nas demais eleições  ficou entre as primeiras.

Para 2010, a meta é chegar às 20h do dia 3 de outubro com 95% dos votos totalizados, o que dá para conhecer o resultado para os cargos majoritários (presidente, senadores e governador) e se haverá ou não segundo turno. Já o resultado para os cargos proporcionais, que precisam de um cálculo mais complexo, deve ser conhecido por volta de 22h.

“Mesmo com o fuso horário, porque enquanto outras capitais já estão fazendo a apuração nós ainda estamos votando, nosso histórico de eleição é de êxito total. Os problemas isolados que ocorrem não prejudicam a totalização dos votos”, afirmou Valente.

Pedro César informou que, em Manaus, assim que a votação terminar, os técnicos usarão a Internet disponível nos colégios para enviar as informações ao TRE-AM, que as enviará ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As comunidades rurais mais isoladas, que no Amazonas somam mais de 900, usarão equipamentos de alta tecnologia com transmissão via satélite. “Os locais com maior dificuldade geográfica foram os que receberam os melhores equipamentos”, ressaltou.

Falhas de link com o satélite, e de Internet, como a ocorrida no último sábado durante os testes, são consideradas pontuais pelo TRE-AM. Jander destacou que a equipe do TRE-AM realiza testes há meses nos sistemas de transmissão para corrigir eventuais problemas.

O plano B, na capital, é que os cartórios eleitorais encaminhem os disquetes até a sede do TRE.

 

Top