Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_031d751fe3bb5742b681832df79a028d, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Entidades representantes de servidores federais criticam ações do governo

Associações e sindicatos de servidores federais divulgaram, nesta quinta-feira (27), uma nota conjunta em que se dizem contrários à atuação do governo federal em relação às ações feitas nos órgãos públicos. Assinam a nota as representações sindicais dos funcionários do BNDES, Ipea, IBGE, universidades, Fiocruz, Ibama e dos órgãos da carreira de Ciência e Tecnologia. Segundo o documento "o objetivo é alertar a sociedade para as consequências do desmonte dos serviços prestados".

As entidades mostram preocupação com a alteração no questionário do Censo Demográfico e as mudanças na metodologia de coleta às vésperas de sua realização. Segundo o texto, "as mudanças estão sendo conduzidas desconsiderando os protocolos de validação e a qualidade técnica do trabalho dos funcionários do IBGE, que são referência na comunidade internacional de estatística".

A nota critica o afastamento em maio da chefe do Departamento de Meio Ambiente, Daniela Baccas, que respondia pela gestão do Fundo Amazônia. À época, o BNDES justificou a medida para atender as alegações do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre supostas irregularidades na gestão do Fundo.

"O Fundo é um dos mecanismos financeiros mais controlados e auditados do país, tendo recebido avaliação técnica positiva pelo TCU. O BNDES pode ser também atingido caso venha a se concretizar a proposta de mudança do artigo 239 da Constituição Federal, que levaria a interrupção dos repasses do Fundo de Amparo ao Trabalhador", alerta o documento.

Segundo as instituições, o governo federal cortou 95% dos recursos destinados aos programas para políticas sobre mudanças climáticas, diminuiu o combate ao desmatamento da Amazônia e aos crimes ambientais e permitiu a liberação de agrotóxicos, entre outras ações. A nota critica o posicionamento do governo em desautorizar as medidas tomadas pelos servidores e as intervenções nas instituições de ensino superior "O Ministro da Educação nomeou reitores ignorando consultas realizadas às comunidades acadêmicas, como na Universidade Federal da Grande Dourados e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro", dizem.

O documento ressalta que as carreiras de...

 

Leia a íntegra em Entidades representantes de servidores federais criticam ações do governo

 

Em 28.06

Blog Servidor Público Federal

Top