Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_ed7097a8be5078f30e706338b8adddda, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

SitraAM/RR recebe deputada da Rede e pede apoio a pautas de interesse do servidor

A diretoria executiva do SitraAM/RR recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (21), na sede da entidade, a deputada federal pela Rede Sustentabilidade, Joênia Wapichana, com quem discutiu pautas de interesse dos servidores públicos federais no âmbito do Projeto da Reforma da Previdência (PEC 6/19).

A deputada chegou acompanhada da porta-voz da Rede no Amazonas, Elizabete Macial, e foi recebida pelo presidente do sindicato, Luis Cláudio Corrêa, e a vice-presidente, Eusa Braga, que também preside a Associação dos Oficiais de Justiça do TRT11 no Amazonas e Roraima (Assojaf-AM/RR).

Também participaram do encontro a diretora no Núcleo dos Oficiais e vice-presidente da Assojaf/AM/RR, Janete Belchior, e o diretor do Núcleo dos Aposentados do SitraAM/RR, Edmilson Marinho, além do vice-presidente do Sinjeam, Elongio Moreira.

Na oportunidade, os representantes sindicais dos servidores do Judiciário Federal expuseram à parlamentar suas preocupações em relação às perdas que a Reforma representa à categoria e lhes entregaram memoriais da Fenajufe com diversos argumentos que justificam o porquê a federação e os servidores serem contra a proposta em tramitação na Câmara Federal.

“A Reforma atinge de forma muito dura o trabalhador, e principalmente os que atuam no serviço público”, disse Luis Claudio. Já Eusa Braga foi enfática ao argumentar que o projeto representa um verdadeiro “tsunami” para o servidor, sendo o pedágio de 100% para quem já está quase se aposentado a principal “maldade” da proposta. “Pedimos o seu apoio e do seu partido para nos ajudar a barrar essa proposta ou pelo menos diminuir esse pedágio que é muito alto para quem já trabalhou uma vida toda”, criticou.

Representando o Sinjeam, Elongio Moreira reforçou os argumentos dos colegas e ressaltou que os servidores que ingressaram após 2003 estão entre os mais prejudicados, visto que já enfrentaram os efeitos de uma reforma anterior. “A cada reforma que enfrentamos só aumenta nosso tempo de trabalho e contribuição, pois não há coerência nas regras de transição”, comentou. 

Atenção

A deputada, que é de Roraima e membro titular da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara, ouviu atentamente as argumentações dos dirigentes e se comprometeu a defender, na medida do possível, junto aos seus pares no Congresso, algumas das pautas apresentadas.

“Eu quero deixar claro que nós da Rede não somos contra a Reforma, mas sim contra o projeto que aí está, pois de fato ele é injusto em muitos aspectos e por mim não deveria nem ter sido admitido, especialmente pela questão da desconstitucionalização, que a meu ver não poderia ser tratada de forma flexível, visto que trata de direitos constitucionais”, argumentou a deputada.  

Ela aproveitou para fazer aos sindicalistas um resumo sobre o substitutivo apresentado pelo relator da Comissão Especial da Reforma, e disse que embora tenham sido retirados muitos dos pontos que mais prejudicavam o trabalhador, especialmente o de baixa renda, é preciso muito mais discussões sobre o tema.

“Nós vamos lutar para barrar o projeto, que retira de quem tem menos e protege quem tem mais. Mas, caso ela venha a passar, vamos trabalhar com emendas para minimizar ao máximo os impactos danosos que possa trazer à população mais pobre e menos informada”.

A parlamentar destacou que, “lamentavelmente”, a sociedade civil parece não estar entendendo o que está acontecendo e por isso não cobra uma discussão mais ampla sobre o assunto. “Mas nós estamos atentos e vamos fazer o possível para levar esse esclarecimento à população”, afirmou.

Outros assuntos de interesse dos servidores também estiveram na pauta da reunião, como a questão da valorização do trabalho dos oficiais de justiça, defendida pela diretora do Núcleo, Janete Belchior. “Enfrentamos muitas dificuldades em nosso dia a dia, especialmente a falta de segurança e precisamos de mais reconhecimento, tendo em vista nossa luta como uma atividade de risco”, comentou.

 

SitraAM/RR

Em 21.06.19

Top