Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_7b2f72badc04e7ac6571221571d1f694, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Vice-presidente do Sitraam é eleito para nova diretoria da Fenajufe

O vice-presidente do Sitraam, Luis Cláudio Corrêa, foi eleito, durante a realização do 10º Congrejufe, em Águas de Lindoia (SP), para participar da nova diretoria da Fenajufe, no triênio 2019/2020.  Ele concorreu pela chapa 5, ‘Reconstruindo a Fenajufe’, que teve a maior votação entre todas as chapas concorrentes, 197 votos no total.

“Na composição que foi feita, cada diretor, cada coordenador atua conforme a política e as necessidades das entidades que compuseram a chapa, e já neste primeiro mês vou estar assumindo a titularidade”, comenta Luis Cláudio. 

Ainda segundo ele, o mais importante, porém, é a representatividade, pois, os trabalhadores do Judiciário no Norte têm características específicas, até mesmo pela questão da distância. “São demandas como as dos auxiliares, dos agentes de segurança etc., que devem ser atendidas conforme as especificidades, ou seja, tem de haver uma leitura da região para repassar na hora de negociar alguma garantia para o trabalhador”.

Dez delegados do Sitraam estiveram no 10º Congresso Nacional da Fenajufe: Edmilson Marinho (presidente do sindicato) Osvaldo Rodrigues, Janete Belchior, Helder Vieira, Allan Farias, Carlos Alberto, Paulo Botelho, Elza e Ronaldo Cavalcante. Este último representando os servidores da Justiça Federal do Amazonas, que passou a fazer parte da base do sindicado e pela primeira vez participa do Congrejufe.     

Ao todo, o evento ocorrido entre 27 de abril e 1º de maio reuniu mais de 700 participantes, entre delegados, observadores, acompanhantes e staffs dos sindicatos. 

Destaques
Conforme os delegados que representam o Sitraam no evento, o principal destaque desta décima edição do Congrejufe foi a tese da unidade para combater as reformas do governo que retiram direitos da classe trabalhadora, especialmente a reforma da previdência e a quebra da estabilidade do servidor público. 

“O ponto mais interessante foi a aprovação de teses que encaminham para uma luta unitária entre as diversas correntes que compõe o pensamento da nossa federação, com o objetivo de combater os retrocessos patrocinados pelas reformas do governo, sobretudo as que atingem direitos de servidores do Judiciário”, destacou Luis Cláudio. 

Além da união e luta contra a retirada de direitos, a categoria reafirmou apoio à alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de técnico, que desse ser de nível superior. E também esteve na pauta de conjuntura do 10º Congrejufe a extinção da Justiça do Trabalho, que preocupa grande parte da sociedade brasileira, sobretudo a classe trabalhadora.

“A defesa da Justiça do Trabalho e a luta contra essa ideia absurda de extinção estarão na nossa linha de frente em quanto membro da diretoria nacional da Fenajufe, pois este é um patrimônio da classe trabalhadora e não pode jamais ser tocado por quem quer que seja”, afirma Luis Cláudio. 

A avaliação geral é de que o atual cenário traz grandes desafios aos servidores do Judiciário, pois a categoria está sob ataque direto do governo, que tenta desmontar a previdência pública e roubar o direito de aposentadoria tanto de trabalhadores do setor público quanto privado, bem como benefício da população menos privilegiada. 

Outros desafios são a batalha contra a continuidade da política de congelamento salarial e ataques às organizações sindicais, especialmente por conta da MP 873, que visa evitar que haja luta e resistência por parte dos trabalhadores.  
 

Em 03.05

 

Top