Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_bfdf9ed8fdfffad0ac9bfa33cae87248, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Fenajufe articula a luta unificada pela derrubada a reforma da Previdência no Congresso Nacional

A quarta-feira, 13, foi dia de atividades concentradas na Praça dos Poderes em Brasília, mais especificamente na Câmara dos Deputados e no STF. A Fenajufe e sindicatos filiados intensificam a luta pela preservação de direitos dos trabalhadores, tanto do setor privado quanto do serviço público.

Logo pela manhã, os coordenadores Adilson Rodrigues, Costa Neto e Saulo Arcangeli participaram de reunião organizada pela Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados. Concorrida, além de parlamentares, da reunião participaram ainda integrantes do Fonasefe, Centrais Sindicais, Contag, aposentados e entidades como Anamatra, Ajufe, ABRAT e ANPR .

No encontro foi analisado o cenário em que tramita a PEC 06/2019 – Reforma da Previdência – na Câmara e discutidas as estratégias para barrar essa “Nova Previdência” que pune os trabalhadores e retira o direito de aposentadoria, dificultando o acesso de grande parte da população ao benefício. Cruel e desumana, a reforma pretende, entre outros objetivos, empurrar servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada para os planos de aposentadoria privados, via capitalização.

O problema é que o sistema - de capitalização -, apresentado romanticamente como solução, é na verdade um investimento de altíssimo risco para o trabalhador. Uma armadilha. O modelo, adotado no início dos anos 1980 no Chile converteu-se numa experiência fracassada. É o exemplo de um passado que não pode virar presente para os brasileiros.

Das discussões tirou-se a necessidade urgente de mobilização com pressão sobre os parlamentares, principalmente em suas bases eleitorais e em Brasília. Foi apontada a necessidade de reforçar o bota-fora nos aeroportos de origem dos parlamentares e a recepção em Brasília, atividade que o Fonasefe tem coordenado com suas entidades nacionais. O momento é ainda de fomentar a criação dos comitês regionais em Defesa da Previdência Social, além de buscar a realização das audiências públicas nas Assembleias Estaduais.

A Fenajufe orienta aos sindicatos a observação do calendário de mobilização que passa pelo relançamento da Frente Parlamentar Mista em 20 de março e o Dia Nacional de Luta convocado pelas Centrais em 22 de março. É a construção da Greve Geral a ser deflagrada conforme avança o calendário da reforma no Congresso.

Já pela tarde o compromisso foi com a última reunião preparatória para o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social. Com um número cada vez maior de adesão dos parlamentares, hoje já são contabilizados mais de cem deputados e um número considerável de senadores.

Com o ataque arquitetado pelo governo reforçando a necessidade de mobilização, foram retirados os seguintes encaminhamentos:

- Fortalecer a mobilização das entidades e parlamentares para o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social - 56º Legislatura - no auditório Nereu Ramos dia 20 de março de 2019 - 9h às 18h.

- Incentivar a participação das Entidades na coleta de assinaturas de Deputados Federais para adesão à Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, pressionando inclusive em suas bases eleitorais, cobrando apoio e participação;

- Orientar as entidades à realização de audiências públicas nas Assembleias Legislativas dos Estados para debater sobre a Reforma da Previdência e, estimular a atuação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social por meio de entidades nos Estados e municípios.

A Fenajufe reitera, reforça e orienta as entidades que busquem participar das atividades e atentarem ao calendário de mobilização já divulgado, a saber:

20/03 - quarta-feira

09h - Re-lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados

14h - Lançamento da Campanha Salarial Unificada dos Servidores Federais, com protocolo da pauta de reivindicações no Congresso, STF e Ministério Economia

22/03 - sexta-feira

Dia Nacional de Lutas em defesa da aposentadoria e contra a reforma da previdência

 

Em 14.03

Fenajufe

Top