Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_f96dbdcae1e6969f50f35688466d9c14, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Com servidores sob ameaça do governo, Condsef/Fenadsef convoca CDE

Reforma da Previdência, privatização, extinção de órgãos públicos e criação de agências de caráter privado, demissão de servidores, fim da estabilidade, redução de ministérios. Esses são apenas alguns dos fantasmas que rondam o serviço público federal e representam uma ameaça ao funcionalismo. Todos esses temas foram discutidos na reunião do Conselho Deliberativo (CDE) da Condsef/Fenadsef, que aconteceu ontem (8), às 10h, na sede da entidade, em Brasília.

Se o cenário para o serviço público e para o servidor já está difícil no governo ilegítimo de Michel Temer, tende a piorar com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, que toma posse em janeiro próximo. Bolsonaro já declarou inúmeras vezes que vai implantar uma reforma administrativa, com corte gastos, privatizações e até demissões. Já deu sinais também que irá extinguir os ministérios da Cultura e do Trabalho, além de ter anunciado a fusão das pastas da Agricultura com Meio Ambiente. Quanto à reforma da Previdência, a equipe do novo presidente quer aprovar ainda este ano, antes mesmo de assumir o comando do país.

A previsão é que participem da reunião do CDE representantes dos servidores federais de vários estados. Durante a atividade, será feita uma análise de conjuntura política e a repercussão desse quadro para o serviço público e para o funcionalismo. Na sequência, os sindicalistas vão discutir e aprovar um calendário de atividades que vai pautar a luta da categoria nos próximos meses. Uma das propostas que deve ser discutida é a realização de uma força tarefa no Congresso Nacional para angariar apoio parlamentar, no sentido de barrar os projetos que prejudicam os servidores e o serviço público.

“Vamos traçar o caminho que queremos trilhar. É importante manter um diálogo constante com parlamentares. Vamos pressionar o Congresso e denunciar os ataques que o serviço púbico e o conjunto dos servidores federais estão sendo alvo”, destacou o secretário geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo.

RAIO X

O desmonte do Estado, inclusive, foi tema de reportagem publicada esta semana pelo Blog do Servidor, do jornal Correio Braziliense. Segundo a reportagem, hoje existem 633.902 mil servidores ativos, dos quais 107 mil estão sob o regime de abono de permanência e outros 201 mil estão prestes a se aposentar.

O texto mostra ainda que esse contingente terá uma redução de 50% nos próximos três anos. A estimativa é de que, até 2021, existam apenas 324,540 servidores federais, caso os postos de trabalho não sejam substituídos via concurso público.

Condsef

08.11.18

 

Top