Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_2a27f4d5eede2686de1011b2184cf9d7, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Proposta que detalha aspectos ambientais do trabalho é defendida em audiência

Em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na segunda-feira (16), auditores, procuradores e juízes do trabalho manifestaram apoio ao projeto (PLS 220/2014) que detalha aspectos do meio ambiente do trabalho a serem observados pelos empregadores.

A juíza Rosarita Caron explicou que o dia a dia demonstra a necessidade de uma proteção formal para o trabalhador.

— O trabalho escravo está na nossa realidade e é considerado normal. Em Araguaína eu passei por isso. Quando fui interrogar o empregador, ele me disse que não sabia que não podia fazer isso.

A CDH também discutiu a apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para dar à Justiça do Trabalho a competência de julgar demandas relativas aos servidores públicos.

O representante do Sindicato dos Policiais Federais de Brasília, Flávio Werneck, chamou a atenção para as condições de trabalho dos servidores públicos, em particular da sua categoria profissional. Segundo ele, 42 policiais federais cometeram suicídio entre 1999 e 2016. Mas os gestores não querem admitir responsabilidades.

— Mais de 40 suicídios. E aí órgão busca o problema individual para dar a resposta. O problema é a família. Ele se separou, é alcoólatra, está usando drogas. O problema nunca é o meio ambiente de trabalho — alertou.

Werneck sugeriu que o Congresso altere a Constituição para definir a Justiça do Trabalho competente para julgar as demandas dos servidores públicos. Paulo Paim defendeu a medida para pacificar de vez o assunto.

— Eu mesmo me comprometo a coletar assinaturas para essa PEC — prometeu Paim.

Os participantes do debate pediram ainda a aprovação de projeto que tenta assegurar salários iguais para homens e mulheres na mesma função (PLC 130/2011).

Agência Srnado/Com informações da Rádio Senado

Top