Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_2ef18e05e0f5f8498e68312e8db91237, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Fenajufe participa do lançamento da campanha salarial unificada dos servidores federais em Brasília

Mesmo com o ato no Ministério do Planejamento, servidores não são recebidos pelo ministro para apresentar as reivindicações

Na manhã desta quarta-feira (25/02), servidores públicos federais de todo o Brasil, reuniram-se em Brasília para o lançamento da campanha salarial unificada deste ano.

O ato aconteceu no Ministério do Planejamento e contou com a participação de dirigentes da Fenajufe e representantes de vários sindicatos filiados à entidade (Sitraemg/MG, Sindjus/DF, Sintrajud/SP, Sinjufego/GO, Sintrajufe/MA, Sindijufe/MS).

Pela Federação participaram os coordenadores Adilson Batista, Carlos Humberto Rodrigues, Cledo Veira, Edmilton Gomes, Eugênia Lacerda, João Batista, Mara Weber e Saulo Arcangeli.

O ato foi realizado no Ministério do Planejamento justamente para que os servidores pudessem entregar formalmente a pauta de reivindicações ao ministro Nelson Barbosa. Mas a decisão do governo foi de não dialogar com os trabalhadores durante a manifestação e, apesar de estar no prédio no momento do ato, o ministro não recebeu os servidores.

Barbosa manteve para o dia 20 de março a reunião com o Fórum de Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais para só então “abrir as negociações”, segundo informação da assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento, conforme publicada pela Agência Brasil.

Os representantes dos servidores ainda tentam antecipar esta reunião para discutir a pauta, que tem como ponto principal o reajuste salarial linear de 27,3%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto de 2010 a julho de 2016. Neste período, o IPCA foi de 44% e os servidores descontaram a reposição de 15,8% parcelados em três vezes entre os anos de 2014 e 2015.

Mas a pauta não se resume somente à reposição salarial. Os servidores reivindicam ainda a definição da data-base para o dia 1° de maio, a paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas, além da incorporação de gratificações produtivistas e isonomia de benefícios, entre outras questões.

 

Os trabalhadores também lutam pela revogação das medidas provisórias664 e 665, que restringem os valores e o direito à pensão vitalícia por morte, abrem caminho para a privatização da perícia médica do INSS e tornam mais difícil o acesso ao seguro-desemprego para os trabalhadores do setor privado. Há ainda diversas outras questões de grande importância para os servidores públicos federais. CliqueAQUI para conhecer os eixos da campanha salarial unificada.

A mobilização continua para mudar o quadro de arrocho que o governo vem impondo aos servidores e deve se intensificar em todo o mês de março nos estados a partir dos fóruns estaduais dos SPFs, inclusive com discussão nas categorias sobre indicativo de greve. Todo esse trabalho é uma grande preparação para a jornada nacional de lutas que será realizada em Brasília nos dias 7, 8 e 9 de abril, quando os servidores cobrarão uma posição sobre a pauta apresentada ao Executivo, Legislativo e Judiciário e discutirão os próximos passos a serem dados, inclusive sobre o indicativo de greve geral do serviço público.

Fotos de Joana D’Arc 

Top