Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_de6eabb8608b1ddbea92445e2acf985c, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Em Seminário Nacional sobre saúde, Sitraam expõe resultado de programas e alerta para os danos do assédio moral

No Seminário Nacional de Sáude realizado pela Fenajufe, com participação de representantes de várias entidades do serviço público, de 10 a 12 de outubro, o Sitraam teve a oportunidade de registrar o resultado do programa "Saúde do Servidor", que envolve o controle da diabetes e hipertensão, ginástica laboral on-line e campanhas educativas de combate a o assédio moral.

Os depoimentos e trabalhos apresentados pelas entidades contribuíram para o desenvolvimento dos trabalhos e para a construção do documento final a ser remetido ao CNJ sobre saúde do trabalhador do judiciário e Pje.

Relatos comprovam clima de adoecimento

Entre relatos de licenças-médicas por Ler/Dort, problemas psicológicos decorrentes das exigências abusivas do regime de metas e até de suicídios em dois estados, os especialistas convidados pela federação apresentaram um quadro preocupante de adoecimento dos servidores do poder, apontando que o sistema eletrônico (Pje) pode ser responsável por parte desses problemas, aliado a falta de investimento e de contratação de novos servidores.

Temas como a “reestruturação produtiva no PJU" e “novos modelos de gestão: novos modelos de violência e intensificação do assédio moral”, com o painelista Roberto Heloani, professor titular e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, na área de Gestão, Saúde e Subjetividade mostram uma definição atualizada para o assédio moral: “uma conduta abusiva, intencional, frequente, que ocorre no ambiente de trabalho e que visa a diminuir, humilhar, vexar, constranger, desqualificar e demolir psiquicamente um individuo ou um grupo, degradando as suas condições de trabalho, atingindo a sua dignidade e colocando em risco a sua integridade pessoa e profissional”.

O especialista prevê a intensificação desse modelo nos próximos anos, pautado na evolução tecnológica e no regime de avaliação por produtividade.

Sitraam contribui com experiências

A apresentação do programa "saúde do servidor" ficou por conta do presidente  da entidade, Luis Claudio Corrêa. O dirigente ressaltou que as ações são pequenas, mas que servem para perceber o quanto a entidade deve trabalhar a conscientização do trabalhador para as questões da qualidade de vida.

Através de uma exposição simples, houve a apresentação do programa "saúde do servidor" e de seu funcionamento, com o trabalho de prevenção e controle do diabetes e hipertensão, da ginástica laboral on-line e as campanhas contra o assédio moral, informando que requereu ao TRT 11 o estabelecimento de grupo de trabalho para combate ao assédio.

"Estamos enfrentando um avanço do produtivismo na gestão do judiciário, onde o trabalhador não é avaliado por sua capacidade para o trabalho, mas por números frios que não indicam as condições reais de trabalho dentro dos tribunais", ressaltou o dirigente sindical.

Luis Claudio explicou, ainda, que esse regime de sistema produtivo repassa ao trabalhador a responsabilidade econômica e de cuidados com a saúde para a execução dos serviços. "O teletrabalho transfere para o servidor a responsabilidade pelos custos com a energia, equipamentos e ergonomia e ainda há uma cobrança adicional de produção pelo judiciário. Esse individualismo está destruindo a identidade do trabalhador", finalizou.

 

 

Top