Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_e9c950b9af8e671dd6f04747ab2bcb06, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Fenajufe e Anamatra dialogam para enfrentar metas impositivas e problemas de saúde e condições de trabalho no Judiciário

Nesta terça-feira (09/09), os coordenadores da Fenajufe, Mara Weber, João Evangelista e Tarcísio Ferreira, foram recebidos pela direção da Anamatra. Estavam presentes o presidente, Paulo Schmidt, o vice-presidente, Germano Siqueira, e o diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos,Guilherme Feliciano.

A conversa foi sobre assuntos de interesse comum entre servidores e magistrados e a necessidade de atuação conjunta no enfrentamento dos problemas e desafios das duas categorias. No debate sobre saúde dos servidores e PJe (Processo Judicial Eletrônico), os dirigentes da Fenajufe mostraram preocupação com a reestruturação produtiva, a partir do processo de implementação do PJe. Eles enfatizaram que todas essas mudanças não vieram acompanhadas de um estudo de impacto na mudança da organização do trabalho e nem de medidas de prevenção. Isso acarretou a piora na saúde da categoria e o consequente aumento de adoecimento.

Os coordenadores da Federação relataram questões de saúde e sofrimento mental que têm aumentado entre os servidores, principalmente com a fixação unilateral de metas pelo CNJ, sem o devido espaço para participação de servidores e magistrados. Eles entregaram presidente da Ajufe a Carta de Brasília e relatórios de pesquisas de saúde realizadas no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. Também convidaram a Anamatra para participar do II Encontro de Saúde e PJe da Fenajufe. Os dirigentes da entidade confirmaram o interesse da entidade em participar.

A Fenajufe e a Anamatra abriram diálogo para construção de propostas conjuntas para o Encontro do Poder Judiciário, que acontecerá em novembro, com relação à questão das metas, o processo de implementação do PJe e a valorização do primeiro grau de jurisdição. Paulo Schmidt registrou a atuação da Anamatra contra a criação de carreiras próprias nos tribunais superiores.

Também foram discutidas as necessidades urgentes de reposição das perdas salariais para ambas as categorias e de defesa da autonomia financeira do Judiciário. A Fenajufe ficou de encaminhar proposta de texto, pautando essas duas questões, na busca de assinatura das duas entidades. Esse mesmo encaminhamento também foi discutido em reunião com a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil). 

Top