Em reunião realizado na tarde de quarta-feira (29), os representantes do Sitraam, Luis Claudio Corrêa, e Sintjam (Sindicato de Base da Justiça Estadual do Amazonas), Eladis de Paula e Ivone Santos, acertaram a participação na mobilização de combate a PEC 59 no Senado Federal, na próxima quarta, 04 de junho.
Os sindicalistas, que contarão com o apoio dos representantes do Sinjeam e Assejufam (Justiça Eleitoral e Justiça Federal do Amazonas) acertaram a elaboração e coleta de abaixo-assinado dos trabalhadores dos quatro tribunais a ser entregue aos senadores amazonenses e demais membros da casa legislativa.
Outra medida será o fortalecimento do combate a ingerência do CNJ na autonomia dos tribunais. "Essa PEC não conta com a aprovação dos trabalhadores da Justiça do Estado do Amazonas e vamos combatê-la", afirmou Eladis de Paula, que expressou também sua contrariedade como a proposta foi pautada pela Fenajud.
Para as representantes do Sintjam, a proposta partiu da cúpula da Fenajud e não teve debate com a base dos servidores nos estados."A proposta não representa nenhuma conquista, e sim retirada de direitos conquistados com muita luta, na rua, em mobilizações, não em acordo de bastidores", completou a dirigente Ivone.
Já o representante do Sitraam, Luis Claudio Corrêa, afirmou que as entidades do Amazonas há muito já alertavam sobre o perigo da PEC 190 na Câmara Federal. "Sempre afirmamos que essa PEC era nociva e devia ser combatida junto aos deputados federais. Agora, faremos de tudo para barrar a proposta no Senado", completou o dirigente.
Os representantes da Assejufam (JF), Ronaldo Cavalcante, e Sinjeam (TRE), Euzébio Cardoso, estarão colhendo as assinaturas nos respectivos tribunais e enviarão o resultado para envio aos senadores.