(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Para manter contrato e valores de mensalidade, sindicato fecha convênio com Uniodonto

Com a possibilidade de cancelamento do convênio entre TRT e Uniodonto, o Sitraam firmou convênio com a operadora de serviços odontológicos para que os servidores tenham a possibilidade de continuarem como usuários do plano.

O sindicato procurou a operadora a partir da determinação do TCU de que contratos com essa finalidade devem ser licitados pelo TRT. Como o contrato com a Uniodonto vencerá em julho, o tribunal não renovará o mesmo sem que haja a devida licitação. Com isso, o servidor poderia ficar desamparado ou tendo que pagar através de boleto bancário de forma individual pelo plano, o que iria onerar o valor da mensalidade, ou ainda teria que trocar de operadora, em caso de uma licitação ser vencida por outro plano.

Outro fator importante foi o grande tempo de relacionamento já existente com o plano odontológico, que é referência no estado. “Muitos servidores e dependentes têm relação de confiança com seu dentista. Seria um prejuízo enorme em um tratamento que está sendo realizado”, comentou Luis Claudio, presidente do sindicato.

Ainda, em uma licitação, os preços dos planos podem ser aplicados com valores superiores ao praticado no mercado de negociação livre. “A empresa vê os prós e contras do processo e por ficar assegurado o monopólio fica livre para praticar o preço que desejar. A livre negociação com o sindicato ajuda na manutenção dos valores”, completou.

O dirigente também expressou a preocupação de ter à disposição do servidor um plano de referência. “É que na licitação, planos de pequeno porte podem oferecer preços reduzidos, mas que só geram problemas aos usuários, pois a cobertura e serviços são mínimos, e ainda podem sofrer cortes nos dependentes cadastrados, tendo em vista as determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS) que caminham para esse entendimento. Quem tem outros dependentes que não sejam os diretos – cônjuge ou filhos – pode perder essa cobertura”.

Com a assinatura do convênio, a ideia é de que os servidores não tenham quebra ou suspensão de contrato, migrando do cadastro do TRT para o cadastro do sindicato. “Quando se trata de saúde, é prioridade total. Então, o contrato é para que todos permaneçam com seu plano Uniodonto , mantendo os dependentes atualmente cadastrados e pagando o mesmo valor de mensalidade, e estamos negociando com a operadora a manutenção do preço por 24 meses”, disse Luis Claudio, deixando claro que o servidor que não quiser fazer e migração ao contrato do sindicato, pode solicitar a entidade a desvinculação, esperando que o tribunal realize uma licitação ou então negociando direto com a Uniodonto a continuidade do plano.

O servidor que quiser maiores informações poderá obter através do número 3233-3449 e 8841-0331. 

Top