Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_f71342152b1221fc5a8e8aebae391cee, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Pauta unificada de federais e outras categorias foi debatida em reunião com ministro Gilberto Carvalho

A Condsef, em conjunto com outras entidades como CSP-Conlutas, Andes e CNTA, participou nesta quinta-feira de reunião com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O encontro foi um desdobramento da última grande marcha que reuniu trabalhadores do campo e da cidade em defesa de uma extensa pauta de reivindicação da classe trabalhadora. A marcha reuniu mais de 20 mil trabalhadores, representantes de uma importante camada da população descontente com as prioridades e políticas econômicas que têm sido adotadas pelo governo da presidenta Dilma Rousseff. Entre os temas gerais, a CSP-Conlutas destacou a necessidade de buscar o fim do Fator Previdenciário, o combate às terceirizações, à precarização do trabalho, os riscos do ACE (Acordo Coletivo de Trabalho) e outros. A Condsef pediu atenção para a pauta unificada dos federais (veja aqui) e solicitou a intermediação do ministro junto à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em busca de uma audiência para tratar em detalhes as demandas mais urgentes dos federais. O ministro Gilberto Carvalho ressaltou e reconheceu a importância da reunião e da pauta apresentada.

A Condsef lembrou ainda de um ofício enviado à Secretaria-Geral da República no início de abril que aborda a preocupação com o excesso de PAD´s (Processos Administrativos) que têm sido instaurados por gestores deste governo. Ao ministro a Confederação destacou também a necessidade de buscar a definitiva regulamentação da Convenção 151, reconhecendo, enfim, o direito dos servidores à negociação coletiva. As dificuldades que alguns órgãos têm colocado para que trabalhadores participem de atividades sindicais também foi abordada como assunto preocupante, bem como a necessidade de se orientar gestores para garantir a presença dos trabalhadores que constroem a luta de classes sem que eles sejam prejudicados por isso.

Outro ponto levado ao ministro da Secretaria-Geral da República foi a situação de servidores anistiados que enfrentam uma série de problemas pontuais que precisam receber atenção do governo, entre elas a demandas central desse segmento que é o retorno ao Regime Jurídico Único (RJU). A Condsef destacou que a anistia conquistada fica pela metade sem a atenção do governo para todas as questões que afetam esses trabalhadores. O Andes destacou ainda todos os problemas que afetam as universidades e as dificuldades que a categoria têm encontrado nos processos de negociação com o governo. Já a CNTA lembrou as mazelas que atingem os trabalhadores no setor de alimentos e que incluem demissões e a precarização do trabalho no segmento.

Ministro garante retorno sobre pauta apresenta – Gilberto Carvalho se comprometeu a tratar todas as questões levantadas pelos trabalhadores em blocos. Sobre a pauta conjunta dos federais ficou de promover contatos com a ministra Miriam Belchior e o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, para levantar soluções para as propostas prioritárias da categoria. Carvalho destacou que os PAD´s devem ser tratados com a seriedade que os casos exigem, disse que processos considerados arbitrários devem ser revistos para que nenhuma injustiça seja cometida, mas reforçou que todos os PAD´s comprovados como atos ilícitos serão encaminhados até o fim. Já sobre a questão referente aos anistiados, disse que vai buscar mais informações e analisar a melhor forma de tratar as questões junto aos órgãos competentes. O ministro concluiu a reunião informando que dará retorno a todas as demandas apresentadas.

A Condsef e todas as entidades unidas em defesa da pauta da classe trabalhadora devem seguir mobilizadas e fortalecer a unidade em torno de todas as demandas da categoria. 

Top