Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_3d74af0b47f99f0e9bdb1d8673781a34, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Congresso contraria Barbosa e cria 4 novos TRFs

Proposta, que vai a promulgação, eleva para 9 o número de tribunais regionais, que são a 2ª instância da Justiça Federal Para presidente do STF, medida não será eficaz e representará 'expansão gigantesca' do gasto público

Ignorando apelos do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, a Câmara dos Deputados aprovou ontem uma emenda à Constituição que criará mais quatro TRFs (tribunais regionais federais) no país em um prazo de seis meses. A proposta, que só precisa agora ser promulgada para entrar em vigor, não estima os custos nem a quantidade dos cargos necessários para os novos tribunais.

Atualmente, existem cinco tribunais regionais federais -em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Rio Grande do Sul, com mais de 36 mil servidores. Eles representam a segunda instância da Justiça Federal e abrangem todos os Estados. A emenda aprovada cria tribunais com sedes em Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus, que serão responsáveis pela segunda instância da Justiça Federal de Estados que serão desmembrados dos atuais TRFs.

Barbosa trabalhou diretamente para evitar a aprovação da proposta sob o argumento de que ela aumentará custos sem resolver o problema de excesso de trabalho. O ministro chegou a se reunir no início do mês com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN). Além disso, ele formalizou a sua posição em ofício enviado ao Congresso.

Na mensagem, o presidente do Supremo se disse "extremamente preocupado". "A ampliação gigantesca da estrutura pública implicará enormes custos permanentes e sempre crescentes ao erário", argumentou. Apesar do apelo, a emenda foi aprovada em segundo turno de votação por 371 votos contra 54. A sessão foi comandada pelo vice-presidente André Vargas (PT-RS), que tem reduto político em uma das áreas beneficiadas.

O líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recomendou voto contrário. "Não podemos imaginar se na federação teremos dinheiro para a criação desses tribunais. Além disso, pergunto: é a prioridade dos mais pobres? Suponho que não", disse Chinaglia.

Para o coordenador da frente parlamentar de apoio à proposta, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), há uma sobrecarga nos TRFs. "Justiça lenta não é justiça." De acordo com a proposta, o TRF da 6ª Região terá sede em Curitiba e jurisdição sobre PR, SC e MS. O da 7ª Região terá sede em Belo Horizonte e jurisdição sobre MG. O da 8ª, com sede em Salvador, abrangerá a BA. E o TRF da 9ª Região terá sede em Manaus e jurisdição sobre AM, AC, RO e RR. Cada um terá no mínimo sete desembargadores.

 

    

Top