Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_91c669a13f9d8ac5e443660f5a37a354, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

MTE impõe retrocesso e retorna por 90 (noventa) dias o imposto sindical

Após audiência pública no Ministério do Trabalho e Emprego, o ministro Brizola Neto decidiu revogar a Instrução Normativa que suspendia o imposto sindical dos servidores e empregados públicos. A partir de agora, a taxa poderá novamente ser recolhida e a Instrução Normativa nº 01/2008 passa a valer por 90 (noventa) dias, tempo suficiente para passar pelo período de recolhimento do imposto.

O imposto é cobrado no mês de abril e equivale a um dia de remuneração do trabalhador. Algumas centrais já tem posição contrária a cobrança, como a CUT e a CSP-Conlutas, as demais são favoráveis ao recolhimento.

O Presidente do Sitra-AM/RR, Luis Claudio Corrêa, mantém posição contrária ao recolhimento do imposto pelos servidores do TRT 11 e considera o retorno da cobrança um gesto que não atenta para os avanços da organização dos trabalhadores. “Sindicalismo e coisa séria e deve ser um momento de reflexão do trabalhador que, de forma voluntária, faz a opção pelo fortalecimento da organização, pautado pelo trabalho da entidade”, ressalta o presidente, aproveitando para informar que durante a gestão atual e a futura gestão não haverá publicação de edital por parte do Sitra-AM/RR para efetivar a cobrança no TRT 11. “Não queremos e não vamos permitir tal cobrança”, finalizou.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), entidade a qual o Sitra-AM/RR é filiado, também tem posicionamento congressual contrário à cobrança. 

Top