Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_11dd539065bb96e0dd4b11d890599587, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

28 DE FEVEREIRO – DIA MUNDIAL DE COMBATE A LER/DORT

 

Doença ocupacional responsável pela maioria dos afastamentos em empresas e órgãos do país, as LER/Dort, sigla para Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho (Dort), é motivo de reflexão neste 28 de fevereiro, dia reconhecido internacionalmente como o de conscientização e de combate a esta enfermidade que atinge milhares de pessoas em todo o mundo.

A mobilização de trabalhadores, seus sindicatos e profissionais de órgãos públicos,a partir do início da década de 1980, resultou no reconhecimento do caráter ocupacional da dor e das afecções musculoesqueléticas pelos Ministérios da Saúde e da Previdência Social.

Embora muitos insistissem nas causas centradas no mobiliário inadequado, foi cada vez maior o número de estudos que evidenciaram os aspectos da organização do trabalho e dos métodos gerenciais como determinantes da ocorrência das Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Exigência crescente de produtividade; pressão excessiva das empresas para cumprimento de metas e remuneração vinculada a elas são ingredientes que, somados às atividades operacionais que exigem posturas incômodas por tempo prolongado, rapidez e repetitividade de movimentos, passaram a ser considerados como desencadeadores e agravantes de dores e afecções musculoesqueléticas.

Décadas depois de reconhecidas, as LER/DORT, como são denominadas desde 1998, continuam a figurar entre as doenças ocupacionais que mais geram incapacidade prolongada, sem que as situações laborais que contribuem decisivamente para a sua ocorrência e agravamento tenham sido objeto de quaisquer mudanças. Tampouco há uma diretriz do poder público para a sua prevenção.

Nos últimos anos, nosso sindicato tem procurado suprir essa carência do poder público para com os seus servidores, e tem investido em programas de conscientização e de atividade física laboral como forma de combater as doenças ocupacionais, principalmente com a chegada da informatização em massa no judiciário.

A entidade já elabora o plano de trabalho para o retorno da ginástica laboral para os servidores e requereu à presidência do TRT 11 que se recomende aos servidores, por via oficial, a pausa de trabalho de 10 minutos a cada 50 trabalhados em inserção de dados. Com isso, procuramos trabalhar a prevenção como principal mecanismo de combate às doenças ocupacionais. Porque os processos são virtuais. As doenças também. Prevenir é o melhor remédio.

DICAS PARA O COMBATE ÀS LER’s/DORT’s

1 – Faça pausa de 10 minutos para cada 50 minutos trabalhados com inserção de dados (digitação);

2 – Faça alongamentos quando sentir algum incômodo no corpo com a posição adotada para o trabalho;

3 – Levante. Vá beber água ou tomar um cafezinho. Isso ajuda a circulação sanguínea.

4 – Pratique esporte;

5 – Regule sua mesa e cadeira para evitar posturas incômodas;

6 – Adote equipamentos que visam a prevenção contra Lers e Dorts;

7 – Consulte seu médico regularmente; 

Top