Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_222450954b26ace0370117c2773f8ed3, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Ato na Câmara defende a PEC 555 e cobra o fim da contribuição dos aposentados

Entidades que defendem servidores públicos, aposentados e pensionistas estão em ampla campanha pela aprovação da proposta de emenda à Constituição 555/06, que acaba com a contribuição previdenciária de 11% sobre o benefício de aposentados e pensionistas que excede o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de R$ 3.916,00. Ontem, centenas de aposentados, convocados pelo Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Mosap), foram à Câmara para cobrar dos deputados a votação da PEC 555. A proposta já foi aprovada por comissão especial e está pronta para análise do plenário.

Pelo substitutivo da comissão, a contribuição teria um desconto de 20 pontos percentuais ao ano a partir dos 61 anos de idade até ser zerada aos 65 anos. O texto, na opinião do presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert, não é o ideal, mas conta com o apoio das entidades do setor, uma vez que resgata alguns direitos, retiradas com Emenda Constitucional 41/2003, da Reforma da Previdência. "É o possível neste momento político", afirmou.

O relator do parecer vencedor na comissão especial, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), contesta os números apresentados pelo governo de que a previdência é deficitária. "A Seguridade Social em 2011 teve um superávit de R$ 77 bilhões; mas querem dizer que ela está quebrada para fazer o jogo da previdência privada", disse o parlamentar.

A Fenajufe orientou que os sindicatos filiados participassem do ato, realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O 2º Encontro do Coletivo Nacional dos Aposentados da Fenajufe (Conap), realizado no início de junho, indicou que a Fenajufe e os sindicatos filiados participem de todas as atividades em prol da aprovação da PEC 555/06. O Sintrajufe enviou dois representantes, os colegas Luíza Secco e Eusébio Marcos da Silva.

Eusébio se disse surpreso com o grande número de aposentados que foram a Brasília para a mobilização. "Conseguimos falar com vários deputados, que se comprometeram a levar aos líderes partidários a necessidade de colocar a PEC em votação", explicou. Na opinião de Eusébio, atividades como essa devem ser feitas com mais frequência, para que essa injustiça seja corrigida.

Com informações da Fenajufe.

 

Top