Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_aa348a31ebccf635a68ef6f8991735b4, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Não é piada: Governo estuda reajuste para estatais e zero para judiciário

BRASÍLIA - Apesar de jogar duro com o movimento grevista nas últimas semanas, o governo federal estuda autorizar um reajuste para os funcionários das empresas estatais pouco superior a 5%.

Trata-se da recomposição inflacionária para garantir o poder de compra da categoria. Ao mesmo tempo, um reajuste linear para todo o funcionalismo público ainda não está descartado.

Dos reajustes já assegurados, e acima da inflação, somente professores universitários e militares integram a seleta lista do Ministério do Planejamento.

Para os funcionários de Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, entre outras empresas estatais, a ideia é garantir a manutenção do poder de compra.

Na semana passada, a Eletrobras ofereceu aumento real de 1,5% aos seus funcionários para acabar com a greve da categoria. Tenta-se, agora, estender o benefício às demais empresas públicas.

Por ora, estão descartadas grandes reestruturações de carreiras ou robustas recomposições salariais.

De acordo com o argumento oficial, o servidor público federal ganhou, na última década, reestruturações de carreira muito acima das perdas inflacionárias.

Diante de um cenário de crise financeira internacional, o governo vem tentando segurar o gasto público. A ordem, nas palavras usadas pela própria presidente Dilma Rousseff, é "não pode brincar à beira do abismo".

Segundo representantes da equipe econômica, não há espaço fiscal para atender às reivindicações salariais dos servidores no próximo ano. Eles argumentam que o objetivo central para acelerar o crescimento é ampliar os investimentos públicos, e não a folha salarial.

 

Top