Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_c521e939141fc4b62cf266b9618986f7, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Dilma recebe Brito, mas nem Planalto nem STF divulgam teor da conversa

Federação já solicitou audiência ao Supremo; não se sabe se presidentes trataram de projetos salariais do Judiciário Federal

 

Os presidentes do Supremo Tribunal Federal e da República se reuniram ao final da tarde desta segunda-feira (23), no Palácio do Planalto. O encontro entre Ayres Britto e Dilma Rousseff, que constava na agenda da presidenta, foi confirmado à noite pela assessoria da Presidência da República, mas nada foi informado sobre o conteúdo da reunião.

 

É a terceira vez que os chefes dos dois poderes se encontram desde que Britto assumiu a Presidência do STF, em abril. A última audiência, no final de maio, também foi marcada pelo mistério. A pauta oficial divulgada pelas assessorias – tratar da Rio+20 – não convenceu nem a mídia comercial nem a imprensa sindical. Depois, soube-se que os projetos salariais do Judiciário Federal fizeram parte da conversa, mas jamais foram revelados detalhes do teor da reunião. O próprio presidente do Supremo, ao receber dirigentes da federação nacional (Fenajufe) alguns dias depois, evitou repassar informações e nem sequer foi explícito ao dizer que o PCS-4 fora abordado.

Desta vez, a assessoria da Presidência nem ao menos divulgou o conteúdo da pauta da reunião – o que pode levantar a mais especulações nos meios de comunicação, já que o encontro ocorre a poucos dias do início do julgamento do ‘mensalão’ – o escândalo envolvendo a denúncia de compra de votos de parlamentares no governo Lula.

 

Calendário de mobilização - A Fenajufe já solicitou uma audiência com o presidente do STF, na qual deve cobrar informações. Os servidores também querem saber quais as medidas que o Supremo pretende tomar para evitar que, mais uma vez, o Executivo passe por cima da proposta orçamentária do Judiciário.  A direção da Fenajufe convocou para o próximo sábado, dia 28 de julho, reunião da direção da entidade acrescida de um representante por estado – embora vários estados reivindicassem que fosse marcada uma nova reunião ampliada, na qual os participantes são eleitos em assembleias nos estados.

De todo modo, será nessa reunião nacional que os trabalhadores do Judiciário e do MPU devem traçar os próximos passos da luta contra o congelamento salarial. Em alguns estados, a categoria já aponta o calendário para agosto – é o caso de São Paulo, onde, em assembleia convocada pelo Sintrajud, decidiu-se pelo início da greve em 8 de agosto. 

 

Top