Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_5d1d5099657d5b0fa1e70a48f7e2653c, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Na parede, governo DIlma descentraliza negociações

Em um dia em que a presidente Dilma Rousseff se envolveu pessoalmente na avaliação do cenário da greve do funcionalismo público e na formulação da estratégia do governo nas negociações com os servidores, o governo decidiu descentralizar as conversas com o movimento grevista.

Com a orientação de evitar sinalizar que todas as categorias receberão reajustes, por causa da delicada situação provocada pela crise financeira internacional, cada pasta deve receber representantes dos grevistas de suas áreas para tratar das demandas específicas de cada categoria. Já a Central Única dos Trabalhadores (CUT) sinalizou que atualmente não há perspectiva de realização de uma greve geral.

Oficialmente, o Ministério do Planejamento é o responsável pelas negociações entre o governo e os servidores públicos. No entanto, os grevistas vinham reclamando da falta de interlocução com a pasta e os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e da Educação, Aloizio Mercadante, já vinham reforçando a ponte entre o governo e os grevistas.

Pela manhã, Dilma reuniu-se com os ministros Miriam Belchior (Planejamento), Aloizio Mercadante e Gilberto Carvalho. Participou também do encontro o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. Além das reuniões conduzidas pelo Ministério do Planejamento, o governo aproveitou uma reunião em que Gilberto Carvalho recebeu a nova diretoria da CUT para tratar do tema. Carvalho surpreendeu os sindicalistas e levou para o encontro Mercadante e Augustin, cuja presença não foi confirmada pelo governo até o fechamento desta edição.

"O governo colocou claramente na reunião que os ministros de cada área devem receber os sindicalistas, o comando do movimento para negociação. Achamos ótimo. Acho que todos os ministros têm que receber. Quanto mais negociação, melhor", disse depois do encontro o presidente da CUT, Vagner Freitas. "Nós não estamos colocando essa discussão [de paralisação geral], por ora. Se houver essa proposta, discutiremos com a sociedade."

Ontem, depois de realizarem um piquete na porta do Ministério do Planejamento, os líderes dos grevistas foram recebidos pelo secretário-executivo-adjunto da pasta, Valter Correia da Silva, e pelo secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público, Sérgio Mendonça. Os sindicalistas afirmaram que as negociações não avançaram e as outras reuniões previstas foram adiadas. O Ministério do Planejamento negou que o adiamento resultou de uma ordem enviada pelo Palácio do Planalto.

 

Top