Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_f67f3a0ba7c96fbfc54b8992ac8aa680, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Sindifisco alerta: Governo tenta confundir populãção com falso reajuste e ajuda da imprensa

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) alerta que o alardeado anúncio sobre o envio da MP (Medida Provisória) 568/12, que concede reajuste a algumas categorias de servidores públicos ao Congresso Nacional, é mais uma manobra do Governo para tentar lubridiar a opinião pública e os servidores públicos federais.

A medida concede reajuste salarial aos servidores federais que não fizeram acordo em 2008 e 2009 e conseguiram fechar um em 2011, com previsão de pagamento para 2012. No entanto, o Governo não utilizou a força que tem no Congresso Nacional para aprovar o PL (Projeto de Lei) durante o ano passado e, agora, tenta confundir a sociedade anunciando o aumento por meio de MP (Medida Provisória) que é apenas o cumprimento - em atraso - de acordo feito no ano passado.

Na mídia e nos sites governamentais, no entanto, não há informações claras que demonstrem que o Governo está apenas cumprindo um acordo atrasado. A MP 568 substitui o Projeto de Lei 2.203/2011, enviado ao Congresso em agosto do ano passado, com a reestruturação de cargos, planos de cargos e carreiras, além de tabelas remuneratórias. O valor, com as medidas, ficou estimado em R$ 1,5 bilhão neste ano e foi previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2012.

A MP em questão, portanto, somente transformou o PL enviado ao Congresso em 2011 e que, por incompetência ou falta de interesse do Governo, não andou no Legislativo.

A notícia é mais um alerta e um incentivo à mobilização dos Auditores-Fiscais que até agora, sequer tiveram um contraproposta apresentada pelo Executivo.

A demora no cumprimento do acordado com as categorias elencadas na MP demonstra que o Governo não pretende ceder facilmente às demandas do funcionalismo, o que é mais um ingrediente para fortalecer a mobilização dos Auditores-Fiscais. Afinal, não é admissível que os responsáveis pela arrecadação federal, e por seus sucessivos recordes, continuem sem respostas para as demandas da Classe.

A DEN espera que seja apresentada uma contraproposta concreta na próxima reunião com o interlocutor do Governo. As bases já demonstraram disposição para o enfrentamento se preciso for.

 

Top