Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_42983687e9cfe50653338bbfa5e8d6c1, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Para dar “adeus” a Peluso, sindicatos virão à Brasília na próxima quinta (19)

Ato será na porta do STF, a partir das 16h. Categoria demonstrará descontentamento com a postura do atual presidente em não negociar o PCS com o governo

 

            Servidores do Judiciário Federal de todo o país estão sendo convocados pela Fenajufe e sindicatos de base para vir, mais uma vez, à Brasília lutar pela aprovação do seu novo Plano de Cargos e Salários, cujo projeto encontra-se parado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Dessa vez, a manifestação na Capital Federal será para dar “adeus” ao atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, que pouco fez para garantir as negociações com o Executivo visando o fechamento de um acordo orçamentário. O ato, denominado de “Adeus a Peluso”, será na próxima quinta-feira, 19 de abril, às 16h, mesmo dia em que o ministro deixará a presidência da Corte e transmitirá o cargo ao atual vice-presidente, ministro Ayres Brito.

            A Fenajufe reforça a orientação para que os sindicatos enviem delegações de servidores no sentido de garantir a realização de um grande ato público. Na ocasião, a categoria vai demonstrar a insatisfação com a forma com que o ministro conduziu os debates em relação ao PCS, com a sua timidez em negociar com o governo e também com o fato de não garantir a autonomia do Poder Judiciário diante da postura do Executivo de não fechar um acordo para aprovar o plano.

A atividade, aprovada na reunião da Fenajufe com representantes dos sindicatos no dia 16 de março, também pretende mostrar que a categoria está disposta a retomar a luta com todo o empenho para garantir a sua revisão salarial. Por isso, a Fenajufe avalia que é fundamental a participação massiva da categoria. “Vamos dizer adeus a Peluso e demonstrar que a sua gestão não deixará saudade. Também queremos reivindicar do novo presidente do STF, ministro Ayres Brito, uma atuação diferente em relação ao nosso reajuste, uma postura que garanta a abertura de um canal de interlocução com o governo federal. Queremos o respeito do STF”, avaliou Ana Luiza Figueiredo, coordenadora da Fenajufe, durante os debates na reunião do dia 16 de março. 

            No ato do dia 19, a Fenajufe e as entidades devem pautar também, em suas faixas e cartazes, questões como democratização do Judiciário, valorização dos servidores, revisão salarial, redução da jornada de trabalho, direito de greve, respeito à data-base, combate à terceirização e fim da corrupção.

            Para o coordenador de plantão Jean Loiola, a manifestação da próxima quinta-feira (19) dará um novo ânimo à categoria na campanha pela aprovação do Plano de Cargos e Salários. Ele ressalta que os servidores precisam retomar as atividades de caráter nacional, visando à preparação para um calendário de mobilizações mais intensas, que será definido na XVII Plenária Nacional, de 4 a 6 de maio, em São Luis. “Sem dúvida, essa mudança de direção no STF é um momento importante e temos que aproveitar isso para retomar com força a nossa mobilização. Vamos mostrar a Peluso a nossa indignação com a forma com que ele atuou durante a sua gestão em relação ao reajuste da categoria. E vamos, também, reivindicar de Ayres Brito o apoio efetivo para abrir as interlocuções com o governo federal. Para isso, é fundamental uma forte mobilização aqui no dia 19, com a presença de todos os sindicatos filiados”, orienta Jean.

 

Top