Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_b643389d58e535f55fefc06d04e63a9d, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Maioria dos parlamentares do Amazonas apóiam privatização da previdência e plenário aprova PL 1992

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 318 votos a 134 e 2 abstenções, a emenda da Comissão de Seguridade Social e Família para o Projeto de Lei 1992/07, do Executivo, que institui a previdência complementar para os servidores da União e aplica o limite de aposentadoria do INSS para os admitidos após o início de funcionamento do novo regime. Em seguida, foi encerrada a sessão. Um acordo entre as lideranças deixou para hoje a análise dos destaques apresentados ao texto.
 
A sessão foi tumultuada, com o Presidente Marco Maia (PT) fechando as portas do Congresso para os trabalhadores que estavam em Brasília para acompanhar a votação. Durante a mobilização, deputados da base do governo chamaram os servidores de privilegiados e que estavam “roubando o país”. Os servidores reagiam acusando o governo de estar privatizando a previdência. O presidente do Sitra-AM/RR, Luis Claudio Corrêa, que participava dos trabalhos de contato com os parlamentares deu declaração na TV Câmara onde enfatizou que “o PT que acusava o PSDB de entregar o país ao capital privado, hoje se junto ao governo FHC e já vendeu os Correios, os aeroportos e vai entregar a previdência pública aos especuladores financeiros. As futuras gerações de servidores vão ser lesadas pelo governo, pois vão contribuir sem saber o quanto e se vão receber suas aposentadorias. É uma vergonha, esse partido não é dos trabalhadores”.
 
Após um pequeno tumulto, a presidência da casa liberou a entrada de 50 sindicalistas para acompanhar a sessão. “Os servidores foram escoltados até as galerias do plenário e foram recolhidos todos os objetos pessoais. Mas mesmo assim protestamos”, completou.
 
Após o debate, o PT fez aliança com o PSDB para votar o projeto. Os deputados do DEM e Psol concentravam força em conter o rolo compressor do governo, mas o Deputado Sílvio Costa, da base aliada de Dilma, assumiu o papel de transmissor da mensagem da presidente para o Congresso, e olhando para as galerias, foi enfático em dizer que “o governo sabe que vocês são privilegiados, que ‘roubam o país’, a presidente Dilma sabe disso e não vai abrir mão de aprovar o projeto”. Os sindicalistas ficaram de costas para o deputado durante o seu pronunciamento. Diante das palavras deselegantes de Sílvio Costa, que deveria apenas apresentar o seu relatório, o Deputado Ivan Valente, do Psol, chamou Sílvio Costa de “palhaço” e acusou o parlamentar de fazer joguinho com o PT. O líder do PT, Deputado Vacarezza, logo no início da sessão anunciou o acordo com o PSDB para votar o projeto. Partidos que se diziam defensores do servidor, como o PC do B também votaram a favor.
 
No meio do bate-boca, chegou ao plenário o Deputado Paulo Maluf, que já foi adversário histórico do PT em São Paulo, apontado como símbolo do conservadorismo e acusado pelo Ministério Público de comandar administrações corruptas - fez questão de orientar pessoalmente o voto favorável da bancada à proposta e de parabenizar a Presidente Dilma pelo projeto.
 
No final da sessão, os sindicalistas foram novamente escoltados pela Polícia Legislativa para fora das galerias do plenário, por ordem do Presidente Marco Maia, do PT.
 
Confira abaixo como votou os Parlamentar do Amazonas:
 
Esses votaram CONTRA a privatização da previdência
Pauderney Avelino    DEM          
Henrique Oliveira      PR            
Francisco Praciano    PT             
 
ESSES VOTARAM A FAVOR DA PRIVATIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA
Rebecca Garcia         PP              AM       Sim
Átila Lins                 PSD            AM       Sim
Carlos Souza            PSD            AM       Sim
Silas Câmara            PSD            AM       Sim
 
 
De Brasília, Luis Claudio
Sitraam

Top