Warning: session_start(): open(/var/lib/php71/session/sess_4958438f6abe5b98011c8db8b8d8f504, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php71/session) in /home/storage/6/99/f5/sitraam1/public_html/site_antigo/lib/config.php on line 8
SitraAM/RR
(92) 3233-3449   (92) 99267-1890

Notícias

Para representantes do Uruguai e Brasil, Encontro de Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul fortalece luta da categoria

BRASÍLIA - 20/01/12 - O Encontro dos Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul acontecerá no dia 25 de janeiro de 2012, próxima quarta-feira, durante o Fórum Social Mundial Temático, em Porto Alegre. O encontro está sendo organizado pela Coordenadora de Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul, composta pela Fenajufe, AFJU [Associação dos Funcionários Judiciários do Uruguai] e FJA [Federação Judicial Argentina] e vai acontecer no auditório das Varas do Trabalho de Porto Alegre. O objetivo da atividade é debaterá questões gerais de interesses dos trabalhadores do judiciário e os temas deste ano serão “Assédio Moral – Autoritarismo e Democratização do Judiciário” e “Poder Judiciário e Justiça Social nos Marcos da Crise Econômica”.

Para Ramiro López, da coordenação geral da Fenajufe, o intercâmbio de experiências promovido pelo encontro fortalece os trabalhadores para o enfrentamento de questões que são comuns aos trabalhadores dos três países. “Esse encontro é uma oportunidade que a gente tem de fazer uma troca de experiências com trabalhadores do Judiciário da Argentina e Uruguai, que enfrentam nos seus países as mesmas dificuldades e mazelas que o serviço público enfrenta aqui no Brasil”, afirma o coordenador.

José Carlos Oliveira, também integrante da coordenação geral da Fenajufe, acredita que as trocas de experiências entre os trabalhadores de diferentes países da América do Sul também podem estimular a reprodução de ações concretas e cada vez mais qualificadas. “Sobre o assédio moral, por exemplo, teremos a oportunidade de conhecer as ações políticas que estão sendo desenvolvidas nos outros países para enfrentar essa prática. E, a partir dessa troca de informações, podemos reproduzir as ações e até qualificá-las para além do que já foi feito”, pontua José Oliveira.

Para Raúl Vázquez, secretário geral da Associação dos Funcionários do Judiciário do Uruguai [AFJU], o intercambio destas experiências “é parte da nossa aprendizagem para lutar contra um inimigo comum, que se mostra em cada país de diversas maneiras”. Vázquez declara que as atividades realizadas em parceria com os trabalhadores do Brasil e da Argentina oferecem aos trabalhadores uruguaios vivências ímpares, pois promovem o conhecimento das experiências e processos do movimento sindical e popular nos dois países.

Temas em discussão
Sobre
os temas que serão debatidos no encontro, Ramiro López, coordenador da Fenajufe, afirma que foram definidos a partir de conversas e atividades realizadas entre os trabalhadores dos países. “Descobrimos que temos em comum a questão do assédio moral, que acontece muito aqui no Brasil, mas não é ‘privilégio’ nosso. Mas este é apenas um dos pontos que temos em comum com Uruguai e Argentina, e também com outros países da América do Sul: Bolívia, Paraguai, Chile”, completa o coordenador.

O coordenador José Carlos Oliveira avalia que a discussão dos temas escolhidos é fundamental para a categoria. “Vamos discutir, no caso especial do judiciário, que papel ele cumpre ou pode cumprir nessa realidade da crise econômica mundial, sem penalizar os trabalhadores”, diz Oliveira.

Integração

O secretário geral da Associação dos Funcionários do Judiciário do Uruguai [AFJU], Raúl Vázquez, acredita que a Coordenadora de Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul pode assumir um papel mais importante a partir deste encontro. “Ela pode indicar por onde devemos incidir em nossos países e gerar atividades verdadeiras de integração regional de nossos povos, onde possamos discutir e interagir com as pessoas, para além dos diagnósticos que pensamos sobre o papel do Estado, da Justiça, do Comercio e de quais são as propostas que nós trabalhadores, como classe, queremos para os nossos povos”, sugere Vázquez.

“Por isso que damos uma importância grandiosa a este Fórum Social Temático de Porto Alegre e mais especificamente a esta atividade do dia 25 de janeiro. Com os temas específicos que ali serão levantados, essas propostas são as que apontamos a partir do nosso país, geradoras de consciência, de debates e de verdadeira integração regional”, conclui Raúl Vázquez.

Da Fenajufe - Cecília Bizerra

Top