Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Semana de lutas conta com mobilização programada e discussão sobre condições de trabalho

A jornada nacional de luta contra a reforma administrativa e em defesa doa uxílio emergencial de R$ 600 e das Instituições de Ensino Superior e de todo o serviço público brasileiro começou bem nesta segunda-feira, 7.

A programação teve início com um tuitaço, que teve a participação maciça e entidades de servidores e servidoras de todo o país. Com a hashtag #GovernoDetrator, a mobilização virtual denunciou o quanto a reforma administrativa vai ajudar no aumento da corrupção e do tráfico de influência nos Serviços Públicos.

Já na terça-feira, 8, marcada pelo aniversário de criação da Fenajufe – 8 de dezembro de 1992 – o dia começa com reunião híbrida do Fonasefe. Veja como fica a programação:

Dia 08/12
8h30 –Reunião do FONASEFE de forma hibrida
Quem estiver em Brasília de forma presencial na sede do ANDES
Quem não estiver em Brasília, pelo link da reunião

16h – Reunião das Entidades da Educação
Local: Auditório da ADUnB

18h30 – Ato Nacional em Defesa da Democracia e da Autonomia das Instituições Federais de Ensino e Pesquisa

Obs. Esse ato será transmitido pelo Facebook e pelo YouTube por todas as entidades da educação, centralizado pelo ANDES-SN, portanto quem se dispuser em fazer a transmissão compartilhada

Dia 09/12
9h – Atividade no Congresso Nacional construída por diversas Frentes Parlamentares.
14h – Ida ao Ministério da Educação (Acompanhar os reitores eleitos e não empossados).
19h – Atividades no Congresso Nacional

Obs. 1) Esse ato será transmitido pelo Facebook e pelo YouTube por todas as entidades da educação, centralizado pelo ANDES-SN, portanto quem se dispuser em fazer a transmissão compartilhada
2) Está em construção uma audiência no STF.

Dia 10/12 – Dia Nacional de Luta: Ato Nacional em Brasília
8h – Concentração na porta do palácio Buriti
9h – Início da Carreata em Direção ao Congresso Nacional
10h – Apresentação da peça teatral: A REFORMA QUE DEFORMA
10h20 – Ato Público com fala das entidades.

Ainda no dia 10/12, quinta-feira, em Santa Catarina acontecem atividades com a participação do Sintrajusc, filiado à Fenajufe com painéis sobre o tema “COVID 19 no trabalho e o nexo ocupacional: como notificar na prática?”. A saber:

19h – Abertura

19h10 – Prevenção / Tratamento / vacina: o que temos de novidades para a COVID 19? – Dr. Gonzalo Vecina Neto – Médico sanitarista, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, ex presidente da Anvisa.

19h30 – COVID 19 como doença do trabalho: tem nexo? – Dra. Maria Maeno – médica pesquisadora em Saúde do Trabalhador

19h50 – O que os tribunais vêm decidindo? Dr. Mauro Menezes, diretor-geral de Mauro Menezes & Associados.

20h10 – O que está acontecendo na prática:

  • Projeto nacional: Rede de informações e comunicação risco no trabalho sobre COVID-19 –Dra. Maria Juliana Moura pesquisadora associada FIOCRUZ
  • Projeto nacional: Visibilidade das condições de trabalho – COVID como doença relacionada ao trabalho – Dr. José Carlos do Carmo – médico sanitarista e do trabalho
  • COVID e a notificação como doença do trabalho entre servidores públicos municipais (Florianópolis), estaduais (Santa Catarina), judiciário federal (Santa Catarina) e a CAT / INSS (Brasil) dos trabalhadores de empresas privadas – Dr. Roberto Ruiz, médico do trabalho da UFSC, consultor sindical em saúde do trabalhador.

20h30 – Encerramento

Fenajufe