Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Recomposição salarial: em audiência pública Fenajufe critica governo e defende unidade na luta

O coordenador Roberto Policarpo representou a Fenajufe na audiência pública sobre recomposição salarial ocorrida nesta terça-feira (25). Além dele, as coordenadoras Lucena Pacheco e Márcia Pissurno também acompanharam o debate.

O evento aconteceu na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e é fruto de requerimento dos deputados Paulo Ramos (PDT/RJ) e Rogério Correa (PT/MG), ambos coordenadores da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público.

O debate da recomposição salarial é urgente. Em sua manifestação, Policarpo criticou a ausência de representantes do governo para ouvir o pleito das categorias. O dirigente ressaltou que eles “têm medo do debate” e se negam a abrir diálogo para negociação.

Veja o vídeo:

O dirigente lembrou da luta da Federação junto ao Fórum Permanente de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para inclusão do reajuste emergencial no orçamento anual do Judiciário. Segundo o coordenador havia “espaço no orçamento no entanto por “posição política”, o PJU não encaminhou.

O evento teve a participação de várias entidades representativas do serviço público. Entre as manifestações dos dirigentes foi consenso a intensificação da mobilização em todo o funcionalismo com possibilidade de se construir uma grande greve ainda este ano.

O conjunto de servidoras e servidores busca recomposição das perdas salariais acumuladas dos últimos três anos. Para concluir Policarpo reafirmou que só a unidade na luta é capaz de fazer com que não haja reajuste zero. “ Foi assim que a gente derrotou a reforma administrativa ( PEC 32) em 2021.

No Senado

Dando continuidade na atuação dentro do Congresso Nacional, as coordenadoras Lucena Pacheco e Márcia Pissurno se reuniram com o chefe de gabinete da Liderança do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal Wilmar Lacerda e o assessor de Relações Institucionais Públicas Mobilizador na Liderança do PT no Senado, Max De Oliveira . Ainda participou da reunião, o ex deputado federal pelo Partido Pedro Celso.

Objetivo principal foi agendar uma atividade com a Federação e representantes dos sindicatos de base na próxima semana visando entregar documentação referente aos interesses da categoria ao senador Paulo Rocha.( PT/PA)O encontro foi sugerido para acontecer no dia 1 de junho na parte da manhã. (ainda a confirmar)

Confira calendário da maratona de mobilização:

30/5:14 horas – Ato político em favor da recomposição da Indenização de Transporte dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, por ocasião da sessão do CJF;

31/5: 9 horas – ato público dos Servidores Públicos Federais (SPF’s) com concentração no espaço do servidor, com Marcha (organizado pelo Fonasefe);

31/05: 14 horas – Grande Ato Político “Pela valorização das Servidoras e Servidores Públicos: Recomposição Inflacionária Já” no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados. O objetivo é pressionar o governo e engajar os parlamentares (deputados e senadores) na luta pela recomposição salarial dos SPF’s;

1º/6:

A Fenajufe orienta a permanência em Brasília para cumprimento de agenda no STF no período da manhã, entregando memoriais e materiais da Federação para cada Ministro e suas assessorias a respeito da campanha salarial.

Manhã : Previsto atividade com entrega de documentos na Liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado; (a confirmar);

Tarde : atuação no Congresso Nacional e/ou TCU com vistas a encaminhar questões de interesses da categoria, priorizando os projetos do Senado de “Desjudicialização da Execução”,”NS Já” e “Quinquênios” para todo funcionalismo público.

Fenajufe
Fotos: Joana Darc Melo