Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Recomposição Salarial: 2º dia de ato lota anexo II do STF na tarde de quarta-feira (22)

Após atuação intensiva no Congresso Nacional na parte da manhã desta quarta-feira (22), Fenajufe e representantes dos sindicatos de base direcionaram a pressão ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A iniciativa foi pressionar o presidente do órgão, ministro Luiz Fux, para que assuma a autonomia do Judiciário e encaminhe o projeto de recomposição salarial da categoria imediatamente. As servidoras e servidores abordaram os ministros no momento de entrada ao prédio.

O último reajuste concedido aos servidores foi ainda em 2016. Naquele ano, iniciou-se o parcelamento do Plano de Cargos e Salários (PCS) aprovado em 2015 e finalizado em 2019. Desde então, a categoria convive com o congelamento salarial.

A reposição salarial exigida corresponde às perdas inflacionárias acumuladas no governo Bolsonaro que ultrapassa 19,99%. No entanto, de acordo com último estudo do Boletim Focus do Banco Central, a inflação deve ser de 8,89% em 2022. Se confirmada essa previsão, de janeiro de 2019 até dezembro de 2022, o índice total será de 30,66%.

Pela Fenajufe, participaram as coordenadoras Soraia Garcia, Luciana Carneiro, Fernanda Lauria, Paula Meniconi e Márcia Pissurno; e registramos ainda participação dos coordenadores Fabiano dos Santos, Paulo José, Thiago Duarte e Fábio Saboia.

Em momento de fala, a coordenadora Paula Meniconi questiona o ministro se terá a gestão marcada como “a única que não concedeu recomposição salarial para a categoria”.

Com o calendário eleitoral exíguo e falta de respostas tanto do governo quanto do Supremo, a pressão deverá ser intensificada diuturnamente. Nesse sentido, a Fenajufe lançou plataforma digital com a hastag #EncaminhaFux para que os servidores pressionem o ministro diariamente em redes sociais.

Para pressionar o presidente do STF, basta acessar o site da Federação, clicar no botão indicado e seguir as orientações. Os servidores terão acesso a um texto de e-mail, automaticamente será encaminhado ao ministro. Acesse #EncaminhaFux.

Nessa semana de mobilização em Brasília,enviaram representantes os sindicatos Sinje (CE), Sintrajufe (CE), Sisejufe (RJ), Sintrajud (SP), Sindjuf (PA/AP), Sintrajufe (RS), Sitraemg (MG), Sindijufe (MT), Sintrajufe (PE), Sindiquinze/SP, Sindjufe (MS),Sindjufe/BA e Sinjufego (GO).

A categoria não vai dar trégua. Já estão sendo agendadas novas atividades para a semana de 27 a 30 de junho. O mês de julho terá várias ações confirmadas. Confira:

Julho (todo o mês) – realização de atividades (faixaço; pressão nos e-mails; ofícios dos sindicatos cobrando os Ministros do STF, cobrar reuniões/audiências com todos os Ministros do STF) bem como a realização de assembleias para aprovação do “estado de greve” da categoria com indicação de paralisação em 03/08.

Apagão do Judiciário

O trabalho em Brasília nesta semana avança ainda na construção do 3 de agosto, dia em que acontecerá o Apagão do Judiciário e do MPU, com paralisação de 24 ou 48 horas pela recomposição das perdas, cobrando o envio do STF e PGR de projeto ao Congresso Nacional.

Fenajufe