Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Presidentes do SitraAM/RR e Sinjeam participam em Brasília de ato pela democracia e democratização do Judiciário

O presidente do SitraAM/RR, Luiz Cláudio Correa, e o presidente do Sinjeam, Elongio Moreira, estiveram nesta quarta-feira (8) em Brasília (DF) participando de ato convocado pela Fenajufe em favor da democracia brasileira e da democratização do Judiciário.

O ato conta com a participação de representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe); da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp), além da Associação dos Servidores da Justiça do DF(Assejus) e da Associação dos Servidores da Justiça Brasileira (ASJB).

A primeira manifestação, pela manhã, ocorreu em frente à sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela democratização do Judiciário e pela suspensão da Resolução do Retrocesso, a CNJ 481/22 – que alterou as regras para o retorno ao trabalho presencial nos tribunais sem nenhum diálogo com os servidores, reduzindo de 50% para 30% o percentual máximo de servidores e servidoras em teletrabalho.

Em sua fala, o coordenador Luiz Cláudio Correa, também presidente do SitraAM/RR, defendeu a ampliação da democracia a todos os tribunais, e lembrou de como foi importante o processo de informatização do judiciário, principalmente por conta do cidadão que moram nos municípios do interior e precisam contar com a justiça itinerante.

“No exemplo que trazemos lá do Norte do país, podemos assegurar que a informação foi de extrema importância, não somente para o servidor como para o jurisdicionado, que pode ter acesso à Justiça de forma mais célere e democrática. E é por isso que não podemos aceitar retrocessos. O que o Judiciário precisa é dar condições para que o servidor em teletrabalho ou em trabalho remoto possa prestar um bom serviço ao cidadão. Quem sabe até fornecendo-lhe uma melhor internet e equipamentos de qualidade, e não o obrigando a voltar para as sedes”, comentou.

No final da manifestação, a desembargadora Carmem González, juíza auxiliar da presidente do CNJ e Suprema Corte, ministra Rosa Weber, recebeu representantes das entidades. Na ocasião, foi feita a entrega do abaixo-assinado da Fenajufe com mais de 11 mil assinaturas pela suspensão da Resolução 481.

O caminho inverso: Ato pela Democracia

Pela parte da tarde, o ato foi em defesa da democracia, lembrando um mês dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro, quando diversos bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos três poderes.

Ainda à tarde, na Câmara dos Deputados, os sindicalistas conseguirem se reunir com o vice-líder do governo na casa, deputado Alencar Santana (PT-SP), e falaram sobre a incorporação dos quintos na reposição salarial que está começando a ser paga.