Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Policiais judiciais do TRT11 atuam nas eleições para garantir segurança no pleito

Um efetivo composto por dez policiais judiciais do TRT11 atuou em reforço à polícia judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), para garantir a segurança do pleito e dos servidores envolvidos na auditagem e apuração das urnas na eleição 2022. O trabalho foi realizado entre o sábado e o domingo (1 e 2). 

O policial judicial Osvaldo Henrique Rodrigues da Silva explica que a atuação se originou a partir de um pedido do próprio TRE-AM. “Houve a solicitação e prontamente nos dispomos com dez agentes e duas viaturas, sendo uma caracterizada e uma ostensiva”, contou ele, que é também diretor de Assuntos Sociais e Esportes do SitraAM/RR. 

Já o policial Domingos Fábio dos Santos Coelho destaca que a atuação dos agentes foi “muito elogiada pelas autoridades do tribunal, com destaque para as atividades que foram realizadas durante os momentos em que os servidores precisaram se deslocar a três escolas para fazer testes nas urnas”.
 
Além dos técnicos, os agentes também fizeram a segurança do presidente do tribunal, desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, e da vice-presidente, Carla Maria dos Santos Reis. 

Segundo o policial João Batista da Silva, os agentes se mantiveram atentos a todos os acontecimentos do dia do pleito, mesmo porque, no sábado, já haviam passado por treinamento com o próprio TRE-AM, para entender como seria o trabalho durante a votação. Houve ainda a divisão entre aqueles que já estavam treinados e usariam taser e os que ainda aprenderiam a utilizar o equipamento.  

“Todos usamos coletes, mas os tasers só foram utilizados por aqueles que já estavam treinados. Agora, o TRE vai preparar os agentes para que todos possamos utilizar o equipamento no segundo turno das eleições, quando voltaremos a realizar o mesmo trabalho de segurança dos servidores, do patrimônio e do pleito de modo geral”, afirma.

Importância  

Para o presidente do SitramAM/RR, Luiz Claudio Correa, a atuação da polícia judicial durante o pleito deste ano reforça a importância da criação e implementação dessa carreira por meio da resolução 344/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “É mais um exemplo do quão essencial é o trabalho desses agentes, o que reforça também a necessidade de o poder Judiciário estar sempre atento à valorização desses profissionais”, disse.